Impactos e transformações no cotidiano das comunidades acadêmicas de Alagoas em tempos de pandemia

Authors

  • Alessa Cristina Pereira de Souza Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Anne Gabriele Lima Sousa de Carvalho Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

DOI:

https://doi.org/10.28998/lte.2020.n.1.10609

Keywords:

Covid-19, Distanciamento Social, Instituições de Ensino Superior, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Transformações Socioculturais,

Abstract

A pandemia do novo coronavírus, bem como os protocolos adotados em razão dela, trouxe inúmeras demandas por adaptações, impactando nas rotinas de diferentes grupos e instituições, nas mais diversas regiões do país e do mundo. Este artigo tem por objetivo discutir e analisar alguns dos principais impactos do protocolo de distanciamento social adotado no Brasil sobre o cotidiano dos/as integrantes das comunidades acadêmicas do estado de Alagoas. Os dados apresentados ao longo do trabalho tiveram por base uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, que contou com um formulário digital respondido por estudantes, docentes, técnicos/as e outros/as colaboradores/as das Instituições de Ensino Superior do estado. As reflexões suscitadas destacam a vivência de diversas dificuldades, desde as ocasionadas pelos impactos econômicos, até prejuízos em termos de produtividade para o trabalho/estudo, em um cenário instável que demanda adaptações diversas, mediadas pelas tecnologias da informação e da comunicação e que promovem a compressão do espaço e do tempo. O momento vem acelerar um processo de mudança sociocultural em curso, causando instabilidade e produzindo diferentes desafios para as Instituições de Ensino Superior, com vistas a acolherem e incluírem suas comunidades nesse novo cenário.

Abstract

The new coronavirus pandemic, as well as the protocols adopted because of it, brought numerous demands for adaptations, impacting the routines of different groups and institutions in the most diverse regions of the country and the world. This article aims to discuss and analyze some of the main impacts of the social distancing protocol adopted in Brazil on the daily lives of members of academic communities in the state of Alagoas. The data presented throughout the work was based on a qualitative and quantitative research, which included a digital form answered by students, teachers, technicians and other collaborators from the Higher Education Institutions of the state. The reflections raised highlight the experience of several difficulties, from those caused by economic impacts, to losses in terms of productivity for work / study, in an unstable scenario that requires different adaptations, mediated by information and communication technologies and that promote compression of space and time. The moment comes to accelerate an ongoing process of socio-cultural change, causing instability and producing different challenges for Higher Education Institutions, with a view to welcoming and including their communities in this new scenario.


Downloads

Download data is not yet available.

References

ALAGOAS. Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio. Painel Covid-19 em Alagoas. Governo de Alagoas. Disponível em: <http://www.dados.al.gov.br/dataset/painel-covid19-alagoas>. Acesso em: 08 jul. 2020.

ALAGOAS. Governo do Estado. Protocolo Sanitário e Distanciamento Social Controlado. 2020. Disponível em: <http://www.sedetur.al.gov.br/component/jdownloads/send/58-arquivos/230-protocolo-retomada>. Acesso em: 06 jul. 2020.

ALVES, Glória de Assunção. O dia em que a terra parou. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Cord.). COVID-19 e a crise urbana . São Paulo : FFLCH/USP, 2020.

ANDIFES. Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) graduandos (as) das IFES – 2018. Brasília, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 544, de 16 de junho de 2020. Diário Oficial da União, 17 de junho de 2020. Edição 114, Seção 1, p.62.

CALEJON, Laura Marisa Carnielo; BRITO, Alan de Santana. Entre a pandemia e o pandemônio: uma reflexão no campo da educação. Revista EDUCAmazônia – Educação, Sociedade e Meio Ambiente, Humaitá, v. XX, n.2, jul-dez, p. 291-311, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/7835/5520>. Acesso em: 13 set. 2020.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

CASTELLS, Manuel. Castells debate pandemia, Público e Educação. Outras palavras. Disponível em: <https://outraspalavras.net/pos-capitalismo/castells-debate-a-pandemia-o-publico-e-a-educacao/>. Acesso em: 07 jul. 2020.

CASTELLS, Manuel. O digital é o novo normal. Fronteiras do conhecimento. Disponível em <https://www.fronteiras.com/artigos/o-digital-e-o-novo-normal>. Acesso em: 08 jul. 2020.

COUTINHO, Marcelo. Pandemia e Desglobalização. Revista Brasileira de Cultura e Política de Direitos Humanos. UFRJ, 2020. Disponível em <https://revistas.ufrj.br/index.php/metaxy/announcement/view/462>. Acesso em: 08 jul. 2020.

DEJOURS, Christophe. La pandemia y la crisis en el trabajo. YouTube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xxQrmj6hsP0&feature=youtu.be&fbclid=IwAR1UtexfIHsD_ D82wVXSBPcDSvjhrDzuHJrl3CxLDsE045UQirPdtR6rZtU>. Acesso em: 13 set. 2020).

GIDDENS, Anthony. As Consequências da modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 2002.

GULLO, Maria Carolina R. A economia na pandemia Covid-19: algumas considerações. Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, v.12, n. 3 – Especial Covid-19, p. 1-8, 2020. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8758/pdf>. Acesso em: 13 set. 2020.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese dos indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. 2019 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Rio de Janeiro: IBGE.

PINTAUDI, Silvana Maria. O comércio em tempos desgovernados: entre rupturas e resistências. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri (Cord.). COVID-19 e a crise urbana. São Paulo : FFLCH/USP, 2020.

POSTMAN, Neil. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina S/A, 2020.

SAVIANI, Dermeval. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavirus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, v. 10, p. 01-25, 2020.

WARSCHAUER, Mark. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate. São Paulo: Senac, 2006.

Published

2020-10-22

How to Cite

PEREIRA DE SOUZA, Alessa Cristina; LIMA SOUSA DE CARVALHO, Anne Gabriele. Impactos e transformações no cotidiano das comunidades acadêmicas de Alagoas em tempos de pandemia. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 14, n. 1, p. 03–24, 2020. DOI: 10.28998/lte.2020.n.1.10609. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/10609. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.