Os organismos internacionais e o livro didático no Brasil: anticomunismo e naturalização da ordem social vigente
DOI:
https://doi.org/10.28998/lte.2019.n.2.10634Palabras clave:
Livro didático, Organismos internacionais, Capitalismo, Comunismo,Resumen
O artigo tem como objetivo analisar a influência dos organismos internacionais na política nacional do livro didático no Brasil desde a segunda metade do século XX. Para tal, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental à luz do referencial teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético. Ao longo do texto, mostramos que tanto no início da segunda metade do século XX, como no contexto pós-anos 1980, o pano de fundo ideológico de tal interferência é a busca de legitimação do sistema capitalista como uma experiência societária que, apesar de suas limitações, seria a única alternativa possível. Por fim, concluímos que em ambos os cenários a política do livro didático aparece como uma ferramenta estratégica na interdição ideológica do comunismo como projeto societário.
Abstract
The article aims to analyze the influence of international organizations on the national textbook policy in Brazil since the second half of the 20th century. To this end, we conducted a bibliographic and documentary research in the light of the theoretical-methodological framework of historical-dialectical materialism. Throughout the text, we show that both in the beginning of the second half of the twentieth century, and in the post-1980s context, the ideological background of such interference is the search for legitimation of the capitalist system as a societal experience that, despite its limitations, would be the only possible alternative. Finally, we conclude that in both scenarios the textbook policy appears as a strategic tool in the ideological interdiction of communism as a societal project.
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