A utilização de imagens e textos como estratégias de banalização e modos de naturalização das desigualdades em notícias sobre a pobreza dentro dos jornais
DOI:
https://doi.org/10.28998/lte.2016.n.1.2194Palabras clave:
Ideologia, Desigualdade, Mídia, Análise Crítica do Discurso, Jornal.Resumen
Nossa discussão versa sobre as estratégias de naturalização e modos de banalização que são construídas dentro das notícias de um jornal. Os fatos que o jornal narra acabam por carregar ideologias que reificam e banalizam determinadas situações e pessoas, alimentando estereótipos e preconceitos. Este artigo expõe categorias que servirão como molde para o recorte do problema, dentre elas: A Pobreza, a Exclusão e a Desigualdade. Buscando entender melhor o papel da mídia na elaboração das notícias, faremos um estudo das conceituações sobre Ideologia, tema de central importância para a compreensão das estratégias de banalização e naturalização aqui discutidas e utilizamos como base para esta apresentação a metodologia da Análise Crítica do Discurso (ACD). Na análise propriamente dita, trabalhamos com notícias veiculadas pelo jornal cearense O Diário do Nordeste (DN), fonte de dados que nos permite apontar e debater as categorias propostas no início de nossa explanação.
Palavras-chave: Ideologia; Desigualdade; Mídia; Análise Crítica do Discurso; Jornal.
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Citas
BAUER, Martin W.; GASKELL, George et al.Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: Um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
BAUER, M. W; AARTS, B. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados quantitativos. In BAUER, Martin W.; GASKELL, George et al.Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: Um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
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