Ensino de Sociologia, Educação Popular e Currículo: reflexões a partir de Paulo Freire

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/lte.2021.n.Esp..11386

Mots-clés :

Ensino de Sociologia, Educação Popular, Currículo, Paulo Freire,

Résumé

O artigo apresenta para debate os fundamentos políticos, epistemológicos e conceituais da Educação Popular de matriz freireana para exame do currículo escolar de Sociologia no Brasil. Por meio de pesquisa bibliográfica, consideram-se estudos sobre as teorias do currículo e centra-se a análise na área de Sociologia no Ensino Médio. A perspectiva pedagógica de Paulo Freire é mobilizada para uma teoria crítica do currículo que valorize as experiências dos/as estudantes, fomentando a pedagogia da pergunta como elemento capaz de promover a disciplina de Sociologia em contexto histórico de indefinições sobre sua oferta na etapa final da Educação Básica. O currículo, assim, é compreendido como integrante de um modelo escolar comprometido com a educação emancipatória e libertadora.

Abstract

The present paper presents the political, epistemological and conceptual foundations of Popular Education of by Paulo Freire, in order to observe the school curriculum of Sociology in Brazil. Through bibliographic research, studies on curriculum theories are considered to realize an analysis focuses on Sociology in High School. Paulo Freire's pedagogical perspective is mobilized for a critical theory of the curriculum, in which is hig hlighted students' experiences, to foster the question pedagogy as an element capable of promote the discipline of Sociology in a historical context fvagueness about its offer in the final stage of elementary and hight school. Therefore, the curriculum is understood as part of a school model com mitted to emancipatory and liberating education.


Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Thiago Ingrassia Pereira, Universidade Federal da Fronteira Sul

Profesor do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFFS Campus Erechim

Références

ANJOS, Bruna Lucila dos. Sociologia no ensino médio: os discursos presentes nos documentos curriculares nacionais. In: MAÇAIRA, Julia Polessa; FRAGA, Alexandre Barbosa (Orgs.). Saberes e práticas do ensino de sociologia. Rio de Janeiro: Autografia, 2018, p. 163-190.

APPLE, Michael. Educação e poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

AZEVEDO, José Clóvis de. Escola cidadã: desafios, diálogos e travessias. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas; GAMBOA, Sílvio Ancizar Sánchez. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma perspectiva teórica e epistemológica. Filosofia e educação. V. 3, n. 2, p. 264-287, mar 2012.

BODART, Cristiano das Neves; FEIJÓ, Fernanda. As ciências sociais no currículo do ensino médio brasileiro. Espaço do Currículo. João Pessoa, v.13, n.2, p. 219-234, mai./ago. 2020.

BODART, Cristiano das Neves; PEREIRA, Thiago Ingrassia. Breve balanço do subcampo ‘ensino de Ciências Sociais’ no Brasil e o papel da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais.Vol. 1, n.1, p. 01-10, jan./jun. 2017.

BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais: Sociologia. Brasília, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf>. Acesso em: nov. 2020.

BURGOS, Marcelo Baumann. O processo de construção da proposta da sociologia para a Base Nacional Curricular Comum. In: SILVA, Ileizi Fiorelli; GONÇALVES, Danyelle Nilin (Orgs.). A sociologia na educação básica. São Paulo: Annablume, 2017, p. 107-127.

CARIDÁ, Ana Carolina Bordini Brabo. O currículo de sociologia no ensino médio: contribuições para a análise das propostas de conteúdo programático nos estados brasileiros. In: SOUSA, Fernando Ponte de (Org.). Sociologia: conhecimento e ensino. Florianópolis: Editoria em Debate, 2012, p. 35-62.

CIGALES, Marcelo Pinheiro; BODART, Cristiano das Neves. O que ler sobre o ensino de Sociologia no Brasil? Pensar a Educação em Revista. Florianópolis/Belo Horizonte, ano 5, v.5, n.4, p. 1-15, fev 2020.

CIGALES, Marcelo Pinheiro; GREINERT, Diego. O debate sobre o currículo de ciências sociais: da Lei 11.684/2008 à BNCC/2018. Espaço do Currículo. João Pessoa, v.13, n.2, p. 235-250, mai./ago. 2020.

FIORI, Ernani Maria. Aprender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, p. 7-22.

FLECHA, Ramón. Por que Paulo Freire é o principal pedagogo na atual sociedade da informação? In: FREIRE, Ana Maria Araújo (Org.). Pedagogia da libertação em Paulo Freire. 2. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017, p. 241-245.

FLEURI, Reinaldo Matias. A questão do conhecimento na educação popular: uma avaliação do Seminário Permanente de Educação Popular e de suas implicações epistemológicas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Política e educação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

HANDFAS, Anita; CARVALHO, Izabella. Ensino de sociologia: a constituição de um sub-campo de pesquisa. Em Tese. Florianópolis, v. 16, n.01, p. 214-230, jan./jun. 2019

JARA, Oscar. A educação popular latino-americana: história e fundamentos éticos, políticos e pedagógicos. São Paulo: Ação Educativa/CEAAL/ ENFOC, 2020.

LOUREIRO, Camila Wolpato; MORETTI, Cheron Zanini; MOTA NETO, João Colares da; FLEURI, Reinaldo Matias. Paulo Freire hoje na Abya Yala. Porto Alegre: CirKula, 2020.

MORAES, Amaury Cesar. Propostas curriculares de Sociologia para o Ensino Médio: um estudo preliminar. In: HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia Polessa (Orgs.). Dilemas e perspectivas da Sociologia na Educação Básica. Rio de Janeiro: E-papers, 2012, p. 121-134.

MORAES, Amaury Cesar; GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca. Metodologia de ensino de ciências sociais: relendo as OCEM-Sociologia. In: MORAES, Amaury Cesar (Coord.). Sociologia: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010, p. 45-62.

MÜHL, Eldon Henrique. Problematização. In: STRECK, Danilo Romeu; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 383-384.

OLIVEIRA, Amurabi. O currículo de sociologia na escola: um campo em construção (e disputa). Espaço do Currículo. João Pessoa, v.6, n.2, p.355-366, mai./ago. 2013.

PACHECO, José Augusto. Estudos curriculares: desafios teóricos e metodológicos. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. Rio de Janeiro, v. 21, n. 80, p. 449-472, jul./set. 2013.

PEREIRA, Thiago Ingrassia. O ensino de Sociologia e a Educação Popular. In: BRUNETTA, Antonio Alberto; BODART, Cristiano das Neves; CIGALES, Marcelo Pinheiro (Orgs.). Dicionário do Ensino de Sociologia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020, p. 110-113.

PEREIRA, Thiago Ingrassia; MARCON, Carine. Paulo Freire e a sociologia política da educação. In: BODART, Cristiano das Neves (Org.). Sociologia e educação: debates necessários. Vol. 1. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019, p. 73-94.

PEREIRA, Thiago Ingrassia Pereira. A atualidade do pensamento pedagógico de Paulo Freire. Porto Alegre: CirKula, 2018.

PEREIRA, Thiago Ingrassia. A vida ensina: o “saber de experiência feito” em Paulo Freire. Revista Eletrônica Mestrado Educação Ambiental - REMEA. Edição especial XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. Rio Grande, p. 112-125, jun. 2017.

SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, Mário Bispo dos. Diretrizes curriculares estaduais para o ensino de sociologia: em busca do mapa comum. Percursos. Florianópolis, v. 13, n. 01, p. 40-59, jan./jun. 2012.

SARANDY, Flávio Marcos Silva. Propostas curriculares em sociologia. In: OLIVEIRA, Luiz Fernandes de (Org.). Ensino de sociologia: desafios teóricos e pedagógicos para as ciências sociais. Seropédica, RJ: Ed. UFRRJ, 2013, p. 83-101.

SAUL, Ana Maria. A radicalidade da proposta de Paulo Freire à frente da Secretaria de Educação do município de São Paulo: a construção da escola pública, popular e democrática. In: FREIRE, Ana Maria Araújo; MENDONÇA, Erasto Fortes (Orgs.). Direitos humanos e educação libertadora: gestão democrática da educação pública na cidade de São Paulo. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019, p. 287-306.

SGUISSARD, Valdemar. Fórum Social Mundial: um outro mundo é possível. Educação & Sociedade. Ano XXII, n, 75, ago. 2001.

SILVA, Ileizi Fiorelli; NETO, Henrique Fernandes Alves. O processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil e a Sociologia (2014 a 2018). Espaço do Currículo. João Pessoa, v.13, n.2, p. 262-284, mai./ago. 2020.

SILVA, Fabson Calixto da; FERREIRA, Vanessa do Rêgo. (Des)Caminhos da proposta curricular de sociologia em Alagoas. In: BODART, Cristiano das Neves; LIMA, Wenderson Luan dos Santos (Orgs.). O ensino de sociologia no Brasil. Vol. 1. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019, p.143-176.

SILVA, Monica Ribeiro da. A BNCC da reforma do Ensino Médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.3, e21413, 2018.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. 4. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

STRECK, Danilo Romeu (Org.). Fontes da pedagogia latino-americana: uma antologia. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

STRECK, Danilo Romeu. Uma pedagogia do movimento: os movimentos sociais na obra de Paulo Freire. Revista de Educação Pública. Cuiabá, v. 18 n. 36 p. 165-177, jan./abr. 2009.

YOUNG, Michael. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa. V. 44, n. 151, p. 190-202, jan./mar. 2014.

ZITKOSKI, Jaime José. Educação popular e movimentos sociais na América Latina: perspectivas no atual contexto. In: ZITKOSKI, Jaime José; MORIGI, Valter (Orgs.). Educação popular e práticas emancipatórias: desafios contemporâneos. Porto Alegre: Corag, 2011, p. 11-23.

Téléchargements

Publié-e

2021-01-25

Comment citer

PEREIRA, Thiago Ingrassia. Ensino de Sociologia, Educação Popular e Currículo: reflexões a partir de Paulo Freire. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 14, n. Esp., p. 235–256, 2021. DOI: 10.28998/lte.2021.n.Esp.11386. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/11386. Acesso em: 1 sept. 2024.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.