EXPLORANDO O POTENCIAL EDUCATIVO DA CRIAÇÃO DE INFOGRÁFICOS NA PERSPECTIVA DA BIODIVERSIDADE

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Vitor Silva UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Aleilson Rodrigues Universidade Federal de Alagoas
  • Davy Pessoa Universidade Federal de Alagoas
  • Janayna Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Shirley Alcantara Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/optie.v2i1.16789

Palavras-chave:

Infográfico, Tecnologia, Biodiversidade, Educação

Resumo

O presente texto traz a importância da biodiversidade no contexto atual e explora o potencial educativo dos infográficos como ferramenta para promover a compreensão desse tema. O conhecimento sobre a biodiversidade é crucial diante dos desafios ambientais, oferecendo condições para que o estudante construa um olhar reflexivo sobre o cuidado com o ecossistema. O uso de tecnologia na educação é destacado como uma abordagem inovadora para tornar a aprendizagem mais envolvente e interativa. Como percurso metodológico, ocorreu a introdução ao tema biodiversidade, seguido da construção e apresentação de infográficos com os estudantes de duas turmas de primeira série do Ensino Médio, na plataforma Canva. Os resultados evidenciaram um impacto positivo na compreensão do conteúdo e no envolvimento dos alunos, por meio da discussão e colaboração. A avaliação dos infográficos priorizou precisão e apresentação visual, com feedback dos colegas e da professora. São discutidos os desafios do uso de infográficos na educação sobre biodiversidade, com ênfase em garantir informações precisas, no sentido de tornar a biodiversidade acessível para os estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Silva, V., da Silva Rodrigues, A. ., Soares Pessoa, D. S. P., Rodrigues dos Santos Silva, J. ., & Moreira de Alcantara, S. M. de A. (2024). EXPLORANDO O POTENCIAL EDUCATIVO DA CRIAÇÃO DE INFOGRÁFICOS NA PERSPECTIVA DA BIODIVERSIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista OPTIE - Observatório De Pesquisa, Tecnologia E Inovação Na Educação Básica , 2(1). https://doi.org/10.28998/optie.v2i1.16789