EXPLORANDO O POTENCIAL EDUCATIVO DA CRIAÇÃO DE INFOGRÁFICOS NA PERSPECTIVA DA BIODIVERSIDADE
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.28998/optie.v2i1.16789Palavras-chave:
Infográfico, Tecnologia, Biodiversidade, EducaçãoResumo
O presente texto traz a importância da biodiversidade no contexto atual e explora o potencial educativo dos infográficos como ferramenta para promover a compreensão desse tema. O conhecimento sobre a biodiversidade é crucial diante dos desafios ambientais, oferecendo condições para que o estudante construa um olhar reflexivo sobre o cuidado com o ecossistema. O uso de tecnologia na educação é destacado como uma abordagem inovadora para tornar a aprendizagem mais envolvente e interativa. Como percurso metodológico, ocorreu a introdução ao tema biodiversidade, seguido da construção e apresentação de infográficos com os estudantes de duas turmas de primeira série do Ensino Médio, na plataforma Canva. Os resultados evidenciaram um impacto positivo na compreensão do conteúdo e no envolvimento dos alunos, por meio da discussão e colaboração. A avaliação dos infográficos priorizou precisão e apresentação visual, com feedback dos colegas e da professora. São discutidos os desafios do uso de infográficos na educação sobre biodiversidade, com ênfase em garantir informações precisas, no sentido de tornar a biodiversidade acessível para os estudantes.