O pronome relativo "que" e estratégias de relativização em produções escritas de alunos do ensino fundamental 2
Abstract
Este estudo tem por objetivo analisar o uso do pronome relativo “que”, tomando como embasamento teórico a teoria gerativa de Chomsky, procurando responder a questionamentos como: em que situações os alunos fazem uso desse recurso? Os alunos utilizam de forma frequente e de acordo com a norma padrão, o pronome relativo? Quais as estratégias de relativização mais utilizadas por esses alunos? Os alunos mostram uma diferença no uso deste recurso dos anos iniciais aos finais? Os falantes de PB, acabam se utilizando de estratégias de relativização que não envolvam o uso do pronome relativo “que”, além de apresentarem aspectos que apontam para a existência de formas distintas, ligadas tanto a aspectos puramente intralinguísticos quanto a fatores extralinguísticos. Para a realização desta pesquisa, foram utilizadas 42 produções textuais de alunos de nível fundamental 2, passaram por uma análise, na qual foi verificada a utilização do pronome relativo “que” (quando usado), e quais outras estratégias de relativização são usadas pelos alunos. Foi constatado que o pronome relativo, é pouco utilizado para relativizar uma sentença, sendo utilizadas estratégias de relativização que não envolvam o uso do pronome relativo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).