O pronome relativo "que" e estratégias de relativização em produções escritas de alunos do ensino fundamental 2

Autores/as

  • Mileyde Luciana Marinho Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Resumen

Este estudo tem por objetivo analisar o uso do pronome relativo “que”, tomando como embasamento teórico a teoria gerativa de Chomsky, procurando responder a questionamentos como: em que situações os alunos fazem uso desse recurso? Os alunos utilizam de forma frequente e de acordo com a norma padrão, o pronome relativo? Quais as estratégias de relativização mais utilizadas por esses alunos? Os alunos mostram uma diferença no uso deste recurso dos anos iniciais aos finais? Os falantes de PB, acabam se utilizando de estratégias de relativização que não envolvam o uso do pronome relativo “que”, além de apresentarem aspectos que apontam para a existência de formas distintas, ligadas tanto a aspectos puramente intralinguísticos quanto a fatores extralinguísticos. Para a realização desta pesquisa, foram utilizadas 42 produções textuais de alunos de nível fundamental 2, passaram por uma análise, na qual foi verificada a utilização do pronome relativo “que” (quando usado), e quais outras estratégias de relativização são usadas pelos alunos. Foi constatado que o pronome relativo, é pouco utilizado para relativizar uma sentença, sendo utilizadas estratégias de relativização que não envolvam o uso do pronome relativo.

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Publicado

2018-04-01

Cómo citar

MARINHO SILVA, Mileyde Luciana. O pronome relativo "que" e estratégias de relativização em produções escritas de alunos do ensino fundamental 2. Revista Areia, [S. l.], n. 1, p. p. 49 – 56, 2018. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/rea/article/view/3132. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

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