“What's going on here?”: demanda de gêneros em cursos de licenciatura e suas condições de produção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.155-170

Palavras-chave:

Educação superior. Cursos de Licenciatura. Gêneros discursivos. Condições de produção

Resumo

Neste artigo, busca-se identificar o que se escreve em cursos de licenciatura de uma universidade paraibana e sob que condições de produção. Para tanto, exploram-se registros de transcrição de entrevistas semiestruturadas, realizadas com estudantes dos cursos de Filosofia, Geografia e Pedagogia, que integram um banco de dados de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa. Fundamentada nos gêneros discursivos e suas condições de produção (BAKHTIN, 2003 [1952-1953]), bem como nas abordagens de ensino de escrita acadêmica (LEA; STREET, 1998), a análise evidencia o que se escreve nesses cursos, para quem, para que e como. Identificam-se textos pertencentes a gêneros discursivos acadêmicos, tendo pelo menos dois públicos leitores – um mais amplo, situado na esfera acadêmica, e outro mais específico e predominante, situado no âmbito da sala de aula. A demanda desses gêneros, produzidos recorrentemente para atender a fins avaliativos, se ancora sobretudo na apresentação de modelos (gerais e específicos) e, em alguns casos, é seguida de um feedback do leitor. Embora sejam demandados em diferentes cursos de licenciatura, os gêneros caracterizados pelos participantes da pesquisa apresentam condições de produção bastante semelhantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Marcelino Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Unidade Acadêmica de Letras. Área da Linguística Aplicada

Elizabeth Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Professora na graduação e na pós-graduação em Letras, na Universidade Federal de Campina Grande, onde desenvolve pesquisas na área da Linguística Aplicada

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

MARCELINO SILVA, Juliana; SILVA, Elizabeth. “What’s going on here?”: demanda de gêneros em cursos de licenciatura e suas condições de produção. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 155–170, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.155-170. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10663. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupo de Trabalho Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada (EAPLA)