Altersemiose: o problema da expressão em uma novela de Italo Calvino
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202272.106-117Resumo
Servimo-nos de alguns conceitos legados de Foucault (2008) desenvolvidos por sucessores como Courtine (2016) no intento de exercer uma breve análise de uma novela de ítalo Calvino, tomada como enunciado (FOUCAULT, 2008) que apresenta, no interior de sua narrativa um percurso semiótico (HJELMSLEV, 2013) alternativo. A singularidade do sentido proposta na multiplicidade dos fenômenos coloca em cheque na novela a hegemonia da palavra. O uso das cartas com valor semiótico mostra que a língua não é a única máquina abstrata verdadeira. Isto é, que o significante linguístico não é a única fonte de significado, que também há significado em outros estratos, em outros regimes, e que o significado não é mero reflexo da ideologia (por mais que a reflita), nesse tipo de concepção é o significado que acaba por ser alçado como a única verdadeira máquina abstrata, anulando, a partir de uma involuntária e simplória inversão de hierarquias, toda a transversalidade e possessão recíproca entre expressão e conteúdo, tal como entre significado e significante.