A re-atualização e ressignificação dos discursos na produção cinematográfica Peter Pan (1953): uma análise discursiva sobre o comunicado apresentado pela plataforma de streaming Disney Plus, no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202273.42-54Resumo
Neste estudo, dedicamo-nos a compreender o discurso contemporâneo emitido antes da reprodução do filme Peter Pan (1953), que passou a ser exibido pela plataforma de streaming Disney Plus, visando alertar aos telespectadores em relação às representações de pessoas e culturas no filme infantil. Para tanto, objetivamos compreender como este discurso possibilita ou não uma re-atualização, promovendo uma reflexão sobre representações negativas e estereotipadas dos sujeitos. Em função disso, o corpus desta pesquisa é constituído pelo comunicado emitido antes da exibição do filme. Para estabelecer um gesto de interpretação, acercamo-nos do aparato teórico-metodológico da Análise do Discurso, de matriz francesa, buscando analisar noções como: ideologia, formação discursiva (FD) e condições de produção. Diante disso, observamos que os efeitos de sentido veiculados pelo comunicado re-atualizam e ressignificam os dizeres incorretos e estereotipados que podem alterar a visão dos papeis sociais e culturais do sujeito. Igualmente, compreendemos que, ao veicular essa mensagem, a Disney Plus reflete sua inscrição na FD antidiscriminatória, assumindo a posição-sujeito porta-voz. Esse deslocamento irrompe na forma de um acontecimento discursivo, que re-atualiza o efeito das histórias presentes em filmes infantis, trazendo ressonâncias ao deslizar para um discurso-outro, que ressignifica os efeitos de sentido ao refletir acerca dos já-ditos.