Postagens políticas no Instagram: um estudo a partir da noção de propósito comunicativo
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202272.95-105Resumo
Este trabalho tem o objetivo de analisar o propósito comunicativo em posts de natureza política na rede social Instagram. Esse evento comunicativo da esfera digital desperta o interesse de analisar os textos que se constroem de forma interativa, por meio de diferentes semioses, a fim de construir sentidos e, por vezes, persuadir o público a que se destina. Analisa-se, assim, o post enquanto gênero textual intrinsecamente digital que possibilita a conexão entre a produção, recepção e contextualização. Para tanto, foram selecionadas duas postagens de deputados federais de Pernambuco. A primeira, de Túlio Gadêlha, se refere à votação do projeto de lei do aumento do fundo eleitoral, em tramitação no congresso nacional. E a segunda, da deputada Marília Arraes, evidencia a pauta da violência de gênero e propaga uma das entrevistas da deputada à Revista Marie Claire. Este estudo, que segue a abordagem qualitativa, revelou que os posts têm propósitos comunicativos diferentes, por isso não devem ser considerados como o único aspecto para identificação de um gênero, seja ele digital, textual, oral, etc. Por fim, evidenciou-se que o propósito comunicativo possibilita diferentes usos da linguagem em diversos contextos de interação.