A publicação de livros de autoria feminina na Livraria Leite Ribeiro

Autores

  • Gabriele Maris Pereira Fenerick Universidade Federal do Paraná

Resumo

1922 foi um ano de grande movimento na Livraria Leite Ribeiro, devido a diversos fatores, dentre os quais a emergente modernidade e os modernismos dela consequentes. Nesse cenário, mais especificamente entre 1917 e 1929, a Editora Livraria Leite Ribeiro publicou, além de uma variedade de livros de autoria masculina, livros de ficção de quatro autoras: Iracema Guimarães Vilela; Cecília Bandeira de Melo Rebelo de Vasconcelos; Júlia Lopes de Almeida e Augusta Franco. No sentido de fundamentar uma análise sobre as obras de autoria feminina publicadas pela editora, este artigo apresenta a trajetória da Editora Livraria Leite Ribeiro por meio de uma análise fundamentadas nos conceitos de campo literário, habitus e capital, de Pierre Bourdieu, de forma que seja possível identificar em que circunstâncias as obras escritas por aquelas mulheres foram publicadas. Em conclusão, o interesse da Editora Livraria Leite Ribeiro pela publicação de livros de autoria feminina, que se fundamenta no capital simbólico de Leite Ribeiro, pode ser considerado, por si só, uma característica moderna da Editora, já que a situa no campo literário do começo do século XX, constituído por novas referências artísticas e intelectuais, como os livros escritos por essas mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriele Maris Pereira Fenerick, Universidade Federal do Paraná

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestra e Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tem experiência em docência de ensino superior no ensino de representação descritiva, metodologia da pesquisa científica e literatura infanto-juvenil. Desenvolve, atualmente, pesquisa de doutorado sobre os livros de autoria feminina publicados pela Editora Livraria Leite Ribeiro, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa Literatura, história e crítica.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

PEREIRA FENERICK, Gabriele Maris. A publicação de livros de autoria feminina na Livraria Leite Ribeiro. Leitura, [S. l.], v. 1, n. 79, p. 19–32, 2023. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13895. Acesso em: 28 fev. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Estudos Literários: Desvairadas para além de 22