Mais uma que Jair Bolsonaro ganha: pistas linguístico-discursivas do discurso da hubris syndrome nos dizeres do presidente

Autores

  • Lisiane Alcaria de Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Aline Bezerra Falcão de Oliveira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202377.33-48

Resumo

Este artigo tem por objetivo fazer análise discursiva de uma postagem realizada no perfil pessoal do Presidente Jair Bolsonaro, em 10/11/2020, na rede social Facebook, sobre a suspensão dos testes da vacina Coronavac pela Anvisa, à época. Adotamos os fundamentos da análise do discurso francesa de Michel Pêcheux (AD). Assim, identificaremos efeitos de sentido, silenciamentos, Sujeito, formação ideológica (FI),  e discursiva (FD) no discurso. Elegemos, como dispositivo de análise, a tese da hubris syndrome (síndrome da arrogância) defendida por Owen (2008), o qual postula que pode ser desenvolvida por indivíduos que ocupam espaços de poder. Segundo esse pesquisador, sujeitos afetados por essa síndrome apresentam um padrão de comportamento que os descola da realidade e que deixa pistas linguísticas em seus discursos. Na materialidade analisada, encontramos algumas dessas pistas apontadas por Owen. Nossa conclusão demonstra que o discurso aqui analisado é inscrito, predominantemente, em uma FD político-religiosa pois, ao mesmo tempo que o sujeito discursivo estabelece uma arena política com um adversário,  exalta a si mesmo como um ser messiânico, místico e vencedor. Essa FD encontra-se inscrita na FI do capital, cujas desigualdade e competição se constituem como pináculos de sustentação social do atual modo de produção. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisiane Alcaria de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas - PPGLL/UFAL. Atua como professora da rede pública estadual do estado do Rio Grande do Sul.

Aline Bezerra Falcão de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda pelo programa de Semiótica e Linguística Geral do Departamento de Linguística -(CNPq/USP). Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas - PPGLL/UFAL

Downloads

Publicado

2023-09-12

Como Citar

ALCARIA DE OLIVEIRA, Lisiane; BEZERRA FALCÃO DE OLIVEIRA, Aline. Mais uma que Jair Bolsonaro ganha: pistas linguístico-discursivas do discurso da hubris syndrome nos dizeres do presidente. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 77, p. 33–48, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202377.33-48. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13900. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos