10 anos do Clube do Livro: contribuições na formação de sujeitos leitores
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202376.481-493Resumo
A leitura literária tem grande importância na formação dos estudantes, no entanto a sua fruição na escola encontra diversos empecilhos. Apesar dos entraves, pesquisas mostram percursos metodológicos e iniciativas que a tornaram satisfatória na escola. Este trabalho apresenta os principais problemas que dificultam a formação de leitores nas escolas e os resultados da pesquisa qualitativa ex-post-facto[1], realizada com ex-alunos da Escola “trecho suprimido para preservar a avaliação às cegas”, sobre os 10 anos de contribuições do projeto Clube do Livro na formação de leitores, revelando que o projeto contribuiu de forma significativa no aprimoramento de competências e habilidades leitoras. Ainda revela os principais problemas que acarretam a descontinuidade na formação leitora dos alunos que deixam a instituição quando terminam o ensino fundamental, sugerindo, dessa forma, soluções que dariam continuidade ao trabalho de formação de leitores que a escola realiza desde 2011. A base teórica alicerça-se, entre outros, em PETIT (2009), SANTOS; NETO; RÖSING (2009) e LERNER (2002).