O sujeito discursivizado como empresa no Youtube: trabalho e condições (digitais) de produção

Autores

  • Guilherme Adorno Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Nogueira Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202376.316-329

Resumo

Essa pesquisa elege como material específico de análise uma sequência de cursos oferecidos pelo “YouTube Academy” para a criação, gerenciamento e divulgação de uma empresa associada à plataforma de vídeos do YouTube. O objetivo é investigar os modos de imbricação e/ou separação entre o sujeito e a empresa. Para construir os procedimentos analíticos, delimitamos as seguintes perguntas: Como as formas imaginárias do sujeito (o “eu”, a identidade e a individualidade) estão relacionadas com a criação e o funcionamento de uma empresa no YouTube? Como o trabalho e as relações de trabalho são significados nessa discursividade? A pesquisa é filiada à Análise de Discurso Materialista, em diálogo com autores que analisam as relações de trabalho contemporâneas. O olhar discursivo chega a três regularidades: 1) homogeneização das diferentes condições de produção no trabalho dos youtubers; 2) o paralelismo discursivo entre sujeito, canal e empresa (negócio); 3) uma retórica do equilíbrio entre “vida profissional” e “vida pessoal”. O material se sustenta no funcionamento de uma busca pela saturação dos sentidos com soluções e cursos para cada uma das etapas da (re)produção desse trabalho, para a suposta totalidade do processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Adorno, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Professor temporário
da Universidade Estadual de Maringá.

Luciana Nogueira, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Professora Adjunta do
Departamento de Letras (DL) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística – (PPGL) da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Downloads

Publicado

2023-06-23

Como Citar

ADORNO, Guilherme; NOGUEIRA, Luciana. O sujeito discursivizado como empresa no Youtube: trabalho e condições (digitais) de produção. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 76, p. 316–329, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202376.316-329. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/14284. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Estudos Linguísticos: Análise do Discurso da/na sociedade capitalista