O sujeito discursivizado como empresa no Youtube: trabalho e condições (digitais) de produção
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202376.316-329Resumen
Essa pesquisa elege como material específico de análise uma sequência de cursos oferecidos pelo “YouTube Academy” para a criação, gerenciamento e divulgação de uma empresa associada à plataforma de vídeos do YouTube. O objetivo é investigar os modos de imbricação e/ou separação entre o sujeito e a empresa. Para construir os procedimentos analíticos, delimitamos as seguintes perguntas: Como as formas imaginárias do sujeito (o “eu”, a identidade e a individualidade) estão relacionadas com a criação e o funcionamento de uma empresa no YouTube? Como o trabalho e as relações de trabalho são significados nessa discursividade? A pesquisa é filiada à Análise de Discurso Materialista, em diálogo com autores que analisam as relações de trabalho contemporâneas. O olhar discursivo chega a três regularidades: 1) homogeneização das diferentes condições de produção no trabalho dos youtubers; 2) o paralelismo discursivo entre sujeito, canal e empresa (negócio); 3) uma retórica do equilíbrio entre “vida profissional” e “vida pessoal”. O material se sustenta no funcionamento de uma busca pela saturação dos sentidos com soluções e cursos para cada uma das etapas da (re)produção desse trabalho, para a suposta totalidade do processo.