A construção do ethos no anúncio da Empiricus: uma análise de trueview
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202378.29-44Resumo
O presente artigo traz, como objetivo, a análise discursiva de um anúncio trueview da Empiricus Research, protagonizado pela funcionária da equipe publicitária da empresa – Bettina Rudolph –, a fins de que se possa verificar os aspectos culturais, sociais e ideológicos que o envolvem, bem como relações estabelecidas a partir das projeções dos sujeitos enunciativos, possibilitando a compreensão dos mecanismos meritocráticos presentes. Como aparato teórico metodológico, considera-se os conceitos de ethos e da cena da enunciação, ambos desenvolvidos pela Análise do Discurso. A justificativa para a pesquisa compreende a grande repercussão do objeto no contexto em que ele se insere, um momento em que o discurso meritocrático toma força; além do fato de o formato trueview ser um forte marcador da contemporaneidade na publicidade – um novo gênero do discurso a ser melhor investigado. Nossa análise observa que os aspectos que compõe o ethos no objeto ocorrem de maneira suprir as necessidades que marcam a tipologia e o gênero do referido discurso, apesar de se desenvolver dentro de uma particularidade cenográfica. Além disso, o ethos do objeto é construído no sentido de enaltecer o discurso meritocrático e promover uma imagem de sucesso.