A construção do ethos no anúncio da Empiricus: uma análise de trueview

Autores/as

  • Paula Ramos Ghiraldelli Universidade Federal do Tocantins
  • Thiago Barbosa Soares Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202378.29-44

Resumen

O presente artigo traz, como objetivo, a análise discursiva de um anúncio trueview da Empiricus Research, protagonizado pela funcionária da equipe publicitária da empresa – Bettina Rudolph –, a fins de que se possa verificar os aspectos culturais, sociais e ideológicos que o envolvem, bem como relações estabelecidas a partir das projeções dos sujeitos enunciativos, possibilitando a compreensão dos mecanismos meritocráticos presentes. Como aparato teórico metodológico, considera-se os conceitos de ethos e da cena da enunciação, ambos desenvolvidos pela Análise do Discurso. A justificativa para a pesquisa compreende a grande repercussão do objeto no contexto em que ele se insere, um momento em que o discurso meritocrático toma força; além do fato de o formato trueview ser um forte marcador da contemporaneidade na publicidade – um novo gênero do discurso a ser melhor investigado. Nossa análise observa que os aspectos que compõe o ethos no objeto ocorrem de maneira suprir as necessidades que marcam a tipologia e o gênero do referido discurso, apesar de se desenvolver dentro de uma particularidade cenográfica. Além disso, o ethos do objeto é construído no sentido de enaltecer o discurso meritocrático e promover uma imagem de sucesso.

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Biografía del autor/a

Paula Ramos Ghiraldelli, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda,  com bolsa Capes, pelo programa de Pós-Gradução em Letras na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí, em Psicologia pela Universidade Paulista (2014) e em Filosofia pela Universidade de Franca (2014), especializado em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É membro pesquisador do Laboratório de Estudos do Discurso (LABOR-UFSCar) e professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. 

Publicado

2023-10-23

Cómo citar

RAMOS GHIRALDELLI, Paula; BARBOSA SOARES, Thiago. A construção do ethos no anúncio da Empiricus: uma análise de trueview. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 78, p. 29–44, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202378.29-44. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/14387. Acesso em: 14 ago. 2024.