Análise qualitativa da consoante /p/ produzida por falantes bilíngues de português e inglês

Autores

  • Otavio Augusto Rodrigues Bernardo Silva Universitat Internacional de Catlaunya
  • Denise Kluge Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Maria Lúcia de Castro Gomes UTFPR (professora associada aposentada)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202377.19-32

Resumo

A presente pesquisa buscou averiguar a viabilidade de se analisar qualitativamente produções de consoantes /p/ por falantes bilíngues de português e inglês em um contexto de comparação de locutor. Partindo de uma visão de língua como Sistema Dinâmico Complexo (SDC) e adotando pressupostos teóricos que vão desde a interdependência de seus agentes, emergência de comportamentos, fronteira entre o caótico e o não-caótico, relações de competitividade e cooperatividade, por exemplo, busca-se comparar, utilizando-se de espectrogramas, as produções de duas informantes diferentes. Após análises quantitativas realizadas em um trabalho anterior, foram selecionadas uma informante estadunidense (A3) e uma informante brasileira (B15) para que suas produções das palavras pie e pai fossem comparadas visualmente, através das observações de formas de onda, barras de vozeamento, amplitude de ondas. As comparações se deram na perspectiva interfalante e intrafalante, além da comparação com os dados quantitativos anteriormente obtidos. Essa abordagem qualitativa aliada à quantitativa parece poder contribuir para o ramo da Comparação de Locutores, uma vez que a análise do período de oclusão e do VOT de um indivíduo podem ajudar a individualizar o locutor em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otavio Augusto Rodrigues Bernardo Silva, Universitat Internacional de Catlaunya

Doutorando em Educação na Universitat Internacional de Catalunya. Licenciado em Letras Inglês na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestre em Estudos Linguísticos na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possuí experiência na área de ensino de inglês como língua estrangeira, em transcrição e em tradução. 

Denise Kluge, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e pos doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no Departamento de Letras Anglo-Germânicas e também atua no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Maria Lúcia de Castro Gomes, UTFPR (professora associada aposentada)

Graduada em Letras Anglo-Portuguesa pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (1978). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2002), Doutora em Letras também pela UFPR. Aposentada do cargo de Professor Associado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Downloads

Publicado

2023-09-12

Como Citar

RODRIGUES BERNARDO SILVA, Otavio Augusto; KLUGE, Denise Cristina; DE CASTRO GOMES, Maria Lúcia. Análise qualitativa da consoante /p/ produzida por falantes bilíngues de português e inglês. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 77, p. 19–32, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202377.19-32. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/14771. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos