Le texte littéraire en classe de Langue étrangère, à quoi bon?

O texto literário em aula de língua estrangeira, para que?

Autores

  • oussama naouar UFPE

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202377.142-151

Resumo

Este artigo explora duas perspectivas entrecruzadas, de uma parte, a questão do conhecimento do escritor e seus escorregamentos na obra e como este conhecimento, mediado pela literatura e por seu ensino, particularmente em aulas de língua estrangeira, acaba produzindo um material de trabalho sobre as representações culturais e interculturais. O segundo eixo, reaborda a questão da literaturização da pedagogia e da pedagogização da literatura, mas na perspectiva de alimentar a hipótese de um paradigma estético em educação, que tira proveito da arte, tanto no seu regime produtivo que receptivo. Ambas perspectivas alimentam a tese da centralidade do uso da literatura, sem descaracterizar ela por abordagens excessivamente estruturalistas ou didáticos. Se trata de explorar o que a literatura nos diz de uma cultura, que não possa ser expresso por outras disciplinas. 

Downloads

Biografia do Autor

oussama naouar, UFPE

Doutor em Educação -  Lumière  Lyon 2; Professor do Departamento de Letras Centro de Arte e Comunicação; Pesquisador da PPGL-UFPE; Pesquisador de EDUCPOL; Pesquisador da ISCHE

Downloads

Publicado

2023-09-12

Como Citar

NAOUAR, Oussama. Le texte littéraire en classe de Langue étrangère, à quoi bon? O texto literário em aula de língua estrangeira, para que?. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 77, p. 142–151, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202377.142-151. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/15275. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários