Da linguagem de uma aventura à aventura da linguagem: estratégias de transmissão da memória em A resistência, de Julián Fuks

Autores

  • Luiz Siqueira Universidade Federal de Goiás
  • Maria Aparecida Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202480.157-172

Resumo

O presente estudo se propõe a desenvolver algumas reflexões sobre as estratégias de transmissão da memória em A resistência, de Júlian Fuks. Para tanto, recorremos à concepção de memória de Candau (2016) e aos pressupostos teóricos de Hutcheon (1984), Lepaludier (2002) e Rodrigues (2015), entre outros. Em A resistência, a partir da invocação da memória familiar, o narrador transita entre afirmar a obra que escreve como ficção e marcá-la de autorreferencialidades. Entre uma coisa e outra, o processo de confecção literária torna-se visível. Portanto, nota-se neste romance de Fuks a recorrência a duas estratégias literárias que viabilizam a transmissão da memória e que se encontram intimamente relacionadas: a auto e a metaficção.

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Biografia do Autor

Luiz Siqueira, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Estudos Literários no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (PPGLL/UFG). É graduado em Comunicação social - Bacharelado em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG), e Mestre em Comunicação, na linha de pesquisa Mídia e Cultura, pela mesma instituição (PPGCOM/UFG). Tem experiência em audiovisual, com ênfase em TV nas funções de redação, produção e edição de vídeo, em assessoria de comunicação e em editoração de livros e periódicos. Suas áreas de atuação acadêmica predominantes são Publicidade, Teoria da Imagem, Teoria e Crítica literária e Literatura brasileira. E-mail: siq.luizc@gmail.com

Maria Aparecida Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e dois Pós-Doutorados em Letras: pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013) e pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2018). Graduada em Português e Literatura da Língua Portuguesa pela Universidade Católica de Goiás (1979). Mestre em Letras Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1992). É professora adjunto da Universidade Católica de Goiás. Leciona na Graduação e no Mestrado em Letras: Literatura e Crítica Literária. Atualmente, centra suas pesquisas nas Teorias do Transestético e nas Artes do Hipermoderno. Ensaísta, Poeta e Ficcionista. Suas obras literárias são objetos de Dissertações e Teses em várias universidades brasileiras. Possui mais de 25 obras publicadas em livros e vários artigos científicos em Periódicos e/ou Revistas nacionais e internacionais. E-mail: mariacidarodrigues2013@gmail.com

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Publicado

2024-04-20

Como Citar

SIQUEIRA, Luiz; RODRIGUES, Maria Aparecida. Da linguagem de uma aventura à aventura da linguagem: estratégias de transmissão da memória em A resistência, de Julián Fuks. Revista Leitura, [S. l.], n. 80, p. 157–172, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202480.157-172. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/15558. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários