O professor de literatura e sua formação continuada para atuação na educação básica

Autores

  • Marcos Aparecido Pereira Instituto Federal do Mato Grosso - IFMT
  • Epaminondas de Matos Magalhães IFMT Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste

Resumo

Discutir a formação continuada do professor da educação básica que trabalha com o texto literário é uma forma de reconhecer as problemáticas que perpassam a escola no que se refere ao êxito do trabalho de formação de leitores literários. Isso se dá porque o know-how do profissional leitor impacta na forma como a literatura é apresentada, discutida e efetivamente lida no espaço escolar. Assim, buscaremos refletir sobre o processo formativo do professor de literatura, em especial daquele que atua no ensino médio, a fim de perceber a demanda de aperfeiçoamento profissional nesta área e as especificidades que perpassam pelo processo letramento literário desenvolvido na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Aparecido Pereira, Instituto Federal do Mato Grosso - IFMT

Doutor em Estudos Literários – Unemat; Mestre em Ensino – IFMT; docente IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo e PPGEN – IFMT/UNIC, marcos.pereira@ifmt.edu.br;

Epaminondas de Matos Magalhães, IFMT Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste

Doutor em Letras: Teoria Literária – PUCRS, Mestre em Estudos de Linguagem - UNEMAT; Docente IFMT Campus Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste, PPGEN – IFMT, PPGEL – UNEMAT. E-mail: epaminondas.magalhaes@ifmt.edu.br.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

PEREIRA, Marcos Aparecido; MAGALHÃES, Epaminondas de Matos. O professor de literatura e sua formação continuada para atuação na educação básica. Leitura, [S. l.], v. 1, n. 79, p. 176–189, 2023. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/15688. Acesso em: 28 fev. 2024.