Do que é feito o chão da sala: as múltiplas dimensões atravessadas no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Lucas Henrique de Omena Universidade Federal de Alagoas
  • Isabel Muniz-Lima Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.22-38

Resumo

A presente contribuição tem o objetivo de tecer reflexões sobre os estudos e as práticas que a disciplina Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa 3 oportunizou nas salas de aula tanto da universidade quanto da escola. Quanto ao arcabouço teórico mobilizado neste relato, consideraram-se as estratégias de leitura (SOLÉ, 2014), a Sequência Didática em torno de um trabalho com gêneros (SCHNEUWLY; DOLZ; NOVERRAZ, 2004), os princípios da metodologia da Aprendizagem Cooperativa (MUNIZ-LIMA, 2020) e alguns estudos sobre precarização do trabalho docente (ARAÚJO ET AL., 2023; SCHWARZELMULLER; FRANÇA, 2023) e saúde mental do professor (CARLOTTO; CÂMARA, 2007; SOARES; ABRÃO, 2015; SILVA, 2023). As experiências vivenciadas revelaram que o professor, por ser afetado pelo seu estado de espírito em vista dos contextos sociais, econômicos e emocionais que os constrói enquanto sujeitos daquele momento, se sente desvalorizado e, muitas vezes, adoecido e apático. Concluímos que as metodologias ativas são positivas para um ensino e aprendizagem efetivo durante o Estágio, mas o acompanhamento da saúde mental dos estagiários é fundamental na formação de professores.

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Biografia do Autor

Lucas Henrique de Omena, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Letras - Português pela Universidade Federal de Alagoas. Membro do Grupo de Pesquisa Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/UFAL). E-mail: lucas.omena@fale.ufal.br.

Isabel Muniz-Lima, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Fale/UFAL). Membro dos grupos de pesquisa Protexto (UFC), Gramática & Texto (NOVA) e Grupo de Pesquisa Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/UFAL). E-mail: isabel.muniz@fale.ufal.br.

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Publicado

2024-07-27

Como Citar

OMENA, Lucas Henrique de; MUNIZ-LIMA, Isabel. Do que é feito o chão da sala: as múltiplas dimensões atravessadas no processo de ensino-aprendizagem . Revista Leitura, [S. l.], n. 81, p. 22–38, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202481.22-38. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/16433. Acesso em: 13 ago. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos