Do que é feito o chão da sala: as múltiplas dimensões atravessadas no processo de ensino-aprendizagem

Autores/as

  • Lucas Henrique de Omena Universidade Federal de Alagoas
  • Isabel Muniz-Lima Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.22-38

Resumen

A presente contribuição tem o objetivo de tecer reflexões sobre os estudos e as práticas que a disciplina Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa 3 oportunizou nas salas de aula tanto da universidade quanto da escola. Quanto ao arcabouço teórico mobilizado neste relato, consideraram-se as estratégias de leitura (SOLÉ, 2014), a Sequência Didática em torno de um trabalho com gêneros (SCHNEUWLY; DOLZ; NOVERRAZ, 2004), os princípios da metodologia da Aprendizagem Cooperativa (MUNIZ-LIMA, 2020) e alguns estudos sobre precarização do trabalho docente (ARAÚJO ET AL., 2023; SCHWARZELMULLER; FRANÇA, 2023) e saúde mental do professor (CARLOTTO; CÂMARA, 2007; SOARES; ABRÃO, 2015; SILVA, 2023). As experiências vivenciadas revelaram que o professor, por ser afetado pelo seu estado de espírito em vista dos contextos sociais, econômicos e emocionais que os constrói enquanto sujeitos daquele momento, se sente desvalorizado e, muitas vezes, adoecido e apático. Concluímos que as metodologias ativas são positivas para um ensino e aprendizagem efetivo durante o Estágio, mas o acompanhamento da saúde mental dos estagiários é fundamental na formação de professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Henrique de Omena, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Letras - Português pela Universidade Federal de Alagoas. Membro do Grupo de Pesquisa Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/UFAL). E-mail: lucas.omena@fale.ufal.br.

Isabel Muniz-Lima, Universidade Federal de Alagoas

Professora Adjunta na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Fale/UFAL). Membro dos grupos de pesquisa Protexto (UFC), Gramática & Texto (NOVA) e Grupo de Pesquisa Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/UFAL). E-mail: isabel.muniz@fale.ufal.br.

Citas

ARAÚJO, M. P. A; SANTOS, A. L. dos R; PEPE, C. M. Precarização do trabalho docente: uma breve reflexão contemporânea. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/81141>. Acesso em: 24/05/2023.

BARBOSA, Jaqueline. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Na ponta do lápis, [S.l.], anexo XIV, n. 31, 2018. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/. Acesso em: 24 Maio 2023.

BRUNS, Axel. Towards Produsage: Futures for User-Led Content Production. In Sudweeks, Fay and Hrachovec, Herbert and Ess, Charles, Eds. Proceedings Cultural Attitudes towards Communication and Technology 2006, pages pp. 275-284, Tartu, Estonia.

CARLOTTO, Mary Sandra; CÂMARA, Sheila Gonçalves. Preditores da Síndrome de Burnout em professores. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Minas Gerais, v. 11, n. 1, Janeiro/Junho. 2007. p. 101-110.

CAVALCANTE, M. M; MUNIZ-LIMA, I. A construção referencial em compósitos de gêneros na mídia Facebook. Entrepalavras, Fortaleza, v. 11, n. 3, e2328, p. 430-450, set.-dez./2021. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2328. Acesso em: 11. set. 2023.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michéle; SCHNEUWLY, Bernard. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Rojo, Roxane Helena; Cordeiro, Glaís Sales (orgs, trads) Gêneros Orais e Escritos na Escola. Tradução de trabalhos de Bernard Schneuwly, Joaquim Dolz & colaboradores, p. 95-128. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

LOPES, J.; SILVA, H. S. Aprendizagem cooperativa na sala de aula: um guia prático para o professor. Lisboa : Lidel, 2009.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

MUNIZ-LIMA, I. A interação escrita professor-aluno em contexto de uso da metodologia da aprendizagem cooperativa a partir de um estudo sistêmico-funcional do gênero Processamento de grupo. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/19695/1/2016_dis_imlima.pdf. Acesso em: set. 23.

MUNIZ-LIMA, I. Modos de interação em contexto digital. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza e Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Doutoramento em Linguística do Texto e do Discurso, Lisboa, 2022. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/137024. Acesso em: set. 2023.

RAMOS, L. S.; MONTEIRO, R. C.; SPINOLA, M. L.; PRETTI, P. DE C.; MARVILA, R. P. M.; PANCIERI, C.; RAMOS, D. R.; OLIVEIRA, R. F. P.; SANTO, A. R. F. DO E.; MANTIOLHE, T. DA S. O. O ambiente escolar incapaz de assegurar a saúde mental do professor: uma revisão literária. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 49, p. e3416, 29 maio 2020.

SCHWARZELMULLER, Helmut; FRANÇA, Ronaldo Maia. A precarização do trabalho docente e formação: um relato das experiências e dos lugares. CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS, VII., 2014, Vitória/ES. Anais [...]. 2014. 11 p. Tema: A AGB e a Geografia brasileira no contexto de lutas sociais frente aos projetos hegemônicos. Disponível em: http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404153546_ARQUIVO_Artigoagbfinal_1_.pdf. Acesso em: 24 maio 2023.

SILVA, R. T. da . Síndrome de Burnout: A Busca do Equilíbrio Entre Trabalho e a Vida Profissional do Professor. Epitaya E-books, [S. l.], v. 1, n. 29, p. 127-145, 2023. DOI: 10.4B8r3B4p7yhRXuBWLqsQ546WR43cqQwrbXMDFnBi6vSJBeif8tPW85a7r7DM961Jvk4hdryZoByEp8GC8HzsqJpRN4FxGM9view/661. Acesso em: 24 maio. 2023.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre : Penso, 2014.

SOARES, André Luís de Oliveira; ABRÃO, Larissa Guimarães Martins. A saúde mental do professor. Intercursos, Ituiutaba, v. 14, n. 1, jan-jun. 2015.

Publicado

2024-07-27

Cómo citar

OMENA, Lucas Henrique de; MUNIZ-LIMA, Isabel. Do que é feito o chão da sala: as múltiplas dimensões atravessadas no processo de ensino-aprendizagem . Revista Leitura, [S. l.], n. 81, p. 22–38, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202481.22-38. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/16433. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Estudos Linguísticos