A dimensão da alteridade na formação de leitores críticos
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.87-99Resumo
Apoiando-se em uma visão crítica, sócio-histórico-cultural e dialógica a respeito da educação, do ser humano e da linguagem que o constitui (Freire [1968] 2015, Vygotsky [1934] 2007, Bakhtin [1979] 2011), este artigo tem como objetivo discutir o papel central da alteridade nas relações que se estabelecem em contextos escolares de formação de leitores. Nesse sentido, a discussão proposta problematiza a dimensão da alteridade no movimento de escolarização da leitura e oferece possibilidades prático-teóricas de (re)organização das relações em sala de aula, focalizando a negociação e o compartilhamento de significados no recepção de textos diversos por alunos e professores. Espera-se, assim, contribuir para fomentar a formação de leitores-cidadãos, capazes de se movimentar, como sujeitos, pelos textos, pela escola e pela sociedade mais ampla.
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