A dimensão da alteridade na formação de leitores críticos

Autores

  • Rodolfo Meissner Rolando UNITAU - Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.87-99

Resumo

Apoiando-se em uma visão crítica, sócio-histórico-cultural e dialógica a respeito da educação, do ser humano e da linguagem que o constitui (Freire [1968] 2015, Vygotsky [1934] 2007, Bakhtin [1979] 2011), este artigo tem como objetivo discutir o papel central da alteridade nas relações que se estabelecem em contextos escolares de formação de leitores. Nesse sentido, a discussão proposta problematiza a dimensão da alteridade no movimento de escolarização da leitura e oferece possibilidades prático-teóricas de (re)organização das relações em sala de aula, focalizando a negociação e o compartilhamento de significados no recepção de textos diversos por alunos e professores. Espera-se, assim, contribuir para fomentar a formação de leitores-cidadãos, capazes de se movimentar, como sujeitos, pelos textos, pela escola e pela sociedade mais ampla.

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Biografia do Autor

Rodolfo Meissner Rolando, UNITAU - Universidade de Taubaté

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Atualmente é professor-visitante do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté. 

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Publicado

2024-07-27

Como Citar

MEISSNER ROLANDO, Rodolfo. A dimensão da alteridade na formação de leitores críticos. Revista Leitura, [S. l.], n. 81, p. 87–99, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202481.87-99. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17362. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos