A dimensão da alteridade na formação de leitores críticos

Autores

  • Rodolfo Meissner Rolando UNITAU - Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.87-99

Resumo

Apoiando-se em uma visão crítica, sócio-histórico-cultural e dialógica a respeito da educação, do ser humano e da linguagem que o constitui (Freire [1968] 2015, Vygotsky [1934] 2007, Bakhtin [1979] 2011), este artigo tem como objetivo discutir o papel central da alteridade nas relações que se estabelecem em contextos escolares de formação de leitores. Nesse sentido, a discussão proposta problematiza a dimensão da alteridade no movimento de escolarização da leitura e oferece possibilidades prático-teóricas de (re)organização das relações em sala de aula, focalizando a negociação e o compartilhamento de significados no recepção de textos diversos por alunos e professores. Espera-se, assim, contribuir para fomentar a formação de leitores-cidadãos, capazes de se movimentar, como sujeitos, pelos textos, pela escola e pela sociedade mais ampla.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodolfo Meissner Rolando, UNITAU - Universidade de Taubaté

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Atualmente é professor-visitante do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté. 

Referências

AMORIM, M. Cronotopo e exotopia. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: outros

conceitos-chave. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2014. p.95-114

ANTONIO, S. Poetizar o pedagógico: alguns ensaios, de modo constelar. São Paulo: Biscalchin, 2013.

BAKHTIN, M. 1979. Estética da criação verbal. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M.; VOLOCHÍNOV, V.N. 1929. Marxismo e Filosofia da linguagem. Trad. Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017.

BRAIT, B. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In:

Brait, B. (Org.). Bakhtin: dialogismo e construção do sentido. 2.ed.

Campinas: Editora Unicamp, 2005. p.87-98.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Nacional PISA 2022. Brasília, DF: Inep, 2023.

CEREJA, W.R. Ensino de Literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2005.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2006.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

FERRAREZI JR., C. Pedagogia do silenciamento: a escola brasileira e o ensino de língua materna. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

FIORIN, J.L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.

FREIRE, P. 1968. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.4

GONZÁLESV REY, F. Subjetividade e saúde: superando a clínica da patologia. São Paulo: Cortez, 2011.

LAJOLO, M. Literatura: leitores e leitura. São Paulo: Moderna, 2001.

MAGALHÃES, M.C.C., & Oliveira, W. Vygotsky e Bakhtin/Volochinov: dialogia e alteridade. Bakhtiniana, São Paulo, v.1, n.5, 2011, p.103-115.

MAGNANI, M.R.M. Leitura, Literatura e Escola: sobre a formação do gosto.

ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001

MONTEIRO, M.A.A.; Rolando, R.M. A voz do aluno em tempos presenciais, remotos e híbridos: por uma pedagogia da colaboração. São Paulo: Harpia editora 2020.

PAULINO, G., & Cosson, R. Letramento literário: para viver a literatura dentro e

fora da escola. In: ZILBERMAN, R.;ROSING, T.M.K. Escola e leitura: velha

crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. p. 61-79.

ROLANDO, R.M. Literatura no Ensino Médio à luz da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural: rompendo cápsulas. 2018. Tese de doutorado. Linguística Aplicada e Estudos da linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2018.

SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do círculo de Bakhtin. Campinas: Mercado das letras, 2009.

SOUZA, S.J. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin, Campinas: Papirus, 2012.

TERRA, E. Leitura do texto literário. São Paulo: Contexto, 2014.

VYGOTSKY, L.S. (1934). A formação social da mente. 7.ed. São Paulo:

Martins Fontes: 2007.

VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins fontes, 2009.

ZILBERMAN, R., & Rösing, T.M.K. Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global Editora, 2009.

Downloads

Publicado

2024-07-27

Como Citar

MEISSNER ROLANDO, Rodolfo. A dimensão da alteridade na formação de leitores críticos. Revista Leitura, [S. l.], n. 81, p. 87–99, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202481.87-99. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17362. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos