A instrumentalização da educação pública: uma análise discursiva da propaganda novo ensino médio (2021)
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.167-181Resumo
A Análise de Discurso francesa, horizonte teórico a que nos filiamos, busca subsidiar o conhecimento do caráter histórico e discursivo da linguagem, considerando esse campo como de constantes rupturas, levando a diversas reconsiderações no âmago do próprio fazer linguístico. Nessa perspectiva, o sujeito é interpelado pela ideologia e atravessado pelo inconsciente, sendo sempre incompleto e, por consequência, cindido, clivado e descentrado. Dito isso, o presente trabalho aborda como o discurso do neoliberalismo atravessa o Novo Ensino Médio, tendo por materialidade a propaganda de 2021 que o apresenta à população brasileira, visando evidenciar seus não-ditos e de que forma, em sua atualidade, ressoam memórias da educação mercadológica. Considerando o sujeito nascente da modernidade e seus desdobramentos até a compreensão deste enquanto indivíduo no capitalismo burguês, os discursos sobre o que é conhecimento e sua abrangência nas instituições de ensino levam a novas noções do que é educação e trabalho, fortalecendo o que se entende por ideologia burguesa e, por conseguinte, luta de classes, que é mantida e perpetuada pelas políticas liberais e neoliberais que se seguem.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos do Estado: nota sobre aparelhos ideológicos do Estado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
BOENO, J. D. As influências dos agentes públicos e privados no processo de elaboração da base nacional comum curricular. 2018. 129f. Dissertação 26 (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF, 2017a’. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 12 set. 2023.
COURTINE, J. J. Análise do discurso político o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: Edufscar, 2009.
FRERES, H; RABELO, J; MENDES SEGUNDO, M. O papel da educação na sociedade capitalista: uma análise onto-histórica.
Disponível em: http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe_2008/ trabalho_ completo.php?id=932. Acesso em: 10 set. 2023.
MEC. Ministério da Educação. Novo Ensino Médio - perguntas e respostas. Ano. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/40361-novo-ensin o-medio-duvidas. Acesso em: Acesso em: 5 set. 2023.
MEC. Ministério da Educação. Novo Ensino Médio. Youtube. 14 jul. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rffon63gGBY. Acesso em: 10 out. 2023.
MARX, K. Prefácio à Crítica da economia política. In: Marx, K.; Engels, F. Textos 3. São Paulo: Edições Sociais, 1977.
MARX, K. O 18 Brumário de Luís Bonaparte. Trad. Nélio Schneider São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, K; ENGELS, F. Manifesto Comunista. Trad. Álvaro Pina. São Paulo: Boitempo, 2007.
MÉSZÁROS, I. A Educação para além do capital. Trad. Isa Tavares. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
MNEM. Manifesto sobre a medida provisória (22/09/16): Não ao esfacelamento do ensino médio. Disponível em: http://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/ movimento-nacional-emdefesa-do-ensino-medio-2/. Acesso em: 5 set. 2023.
ORLANDI, E. Recortar ou segmentar? In: Linguística: Questões e Controvérsias. Série Estudos. Uberaba: Faculdades Integradas de Uberaba, 1984.
ORLANDI, E. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. 12. ed. Campinas: Pontes, 2007.
ORLANDI, E. As formas de Silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Editora da Unicamp, 2007a.
ORLANDI, E. Linguagem e educação social: a relação sujeito, indivíduo e pessoa. RUA, Campinas, SP, v. 21, n. 2, p. 187–206, 2015.
ORLANDI, E. Política do silêncio na América Latina. In: GRIGOLETTO, E. et al. (org.). Silêncio, memória, resistência: a política e o político no discurso. Campinas: Pontes Editores, 2019.
KRÚPSKAYA, N. A construção da pedagogia socialista. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
LOMBARDI, J. C. Marxismo e História da Educação: algumas reflexões sobre a historiografia educacional brasileira recente. Campinas, SP: UNICAMP, 1993.
LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (orgs.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas, SP: Autores Associados. HISTEDBR, 2005.
MALDIDIER, Denise. A inquietação do discurso – (Re)ler Michel Pêcheux hoje. Trad. Eni P. Orlandi. Campinas: Pontes, 2003.
PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso. In: GADET, F.; HAK, T. (org.). Por Análise Automática do Discurso. Uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.
PÊCHEUX M.; FUCHS, C. A propósito da Análise Automática do Discurso: atualização e perspectivas”. In: GADET, F.; HAK, T.(org). Por uma análise automática do discurso. 3. ed. Campinas: Editora da Unicamp, p. 163-252, 1997.
PÊCHEUX, M. O discurso estrutura ou acontecimento. Campinas: São Paulo: Pontes, 2006.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso. Uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora UNICAMP, 2014.
PÊCHEUX, M. Análise automática do Discurso. Campinas, São Paulo: Editora Pontes, 2019.
PETRI, V., & Alvares, J. Saberes compartilhados: a constituição de sujeitos na construção de um dicionário de língua de fronteira. Revista De Estudos Acadêmicos De Letras, 10 (2), p. 61–74, 2018.
RAVITCH, D. The death and life of the great American school system. 2. Ed. Rev. Amp. New York: Brasic Books, 2011.
SILVA, K.; BOUTIN, A. Novo ensino médio e educação integral: contextos, conceitos e polêmicas sobre a reforma. Educação, Santa Maria, v. 43, n. 3, p. 521-534, jul./set., 2018.
SILVA, J. Reforma do Ensino Médio em Pernambuco: a nova face da modernização-conservadora neoliberal. Trabalho Necessário, Rio de janeiro, vol. 19, n. 39, p. 82-105, mai./Ago., 2021.
SILVA SOBRINHO, H. F. A.D. Um olhar materialista sobre as evidências de sentido. In: SILVA, L. R.; FREITAG, M. K. (org.). Revista Linguagem e representação discursiva outros estudos. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, p. 247- 273, 2010.
Uol. Realidade das escolas públicas impede execução do Novo Ensino Médio. Jornal Uol, São Paulo, 15 mar. 2023. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2023/03/15/realidade-das-escolas-publicas-impede- execucao-do-novo-ensino-medio.htm?cmpid=c