Leituras de Pieter Bruegel à luz da poesia de Manoel de Barros: a arte de ler, criar e transver o mundo com educandos e educadoras da Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Eliane Aparecida Bacocina Universidade Estadual de São Paulo- UNESP- Rio Claro
  • Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo Universidade Estadual de São Paulo- UNESP- Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201454.112-126

Palavras-chave:

práticas de leitura, arte, criação

Resumo

O artigo apresenta um recorte de dissertação de Mestrado que propôs entrecruzar saberes de educadores e educandos que atuam e frequentam a Educação de Jovens e Adultos, a partir de leituras de imagens em pintura, dentre elas duas obras de Pieter Bruegel: Jogos Infantis e Provérbios Flamengos. Procura-se refletir, a partir dos versos de Manoel de Barros, com Ostrower e Vygotsky, sobre dois processos de criação: do pintor e de quem contempla uma obra de arte. Este trabalho aponta possibilidades de compreensão da arte, das práticas de leitura e das possibilidades de invenção de modos de aprender e ler.

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2014v2n54p112-126

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Publicado

2018-04-18

Como Citar

BACOCINA, Eliane Aparecida; CAMARGO, Maria Rosa Rodrigues Martins de. Leituras de Pieter Bruegel à luz da poesia de Manoel de Barros: a arte de ler, criar e transver o mundo com educandos e educadoras da Educação de Jovens e Adultos. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 54, p. 112–126, 2018. DOI: 10.28998/2317-9945.201454.112-126. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/2216. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários