Implicações da variação na alfabetização: a lateral palatal e seus correspondentes grafêmicos

Autores

  • Raquel Meiter Ko Freitag Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201046.37-56

Resumo

A partir dos pressupostos da
sociolinguística e da fonologia de usos, abordamos
neste texto a realização da lateral palatal [ʎ] e
suas variantes [l], [lj] e [y] e os correspondentes
grafêmicos “lh”, “l” e “i” no universo de alunos do
primeiro ciclo da educação básica. A metodologia
adotada foi quantitativa. Os dados apontam para a
correlação, mediada pela escola, entre o repertório
de representações da oralidade e o repertório de
representações da escrita.

 

DOI: 10.28998/0103-6858.2010v2n46p37-56

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2011-09-20

Como Citar

FREITAG, Raquel Meiter Ko. Implicações da variação na alfabetização: a lateral palatal e seus correspondentes grafêmicos. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 46, p. 37–56, 2011. DOI: 10.28998/2317-9945.201046.37-56. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/312. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos