Ensino-aprendizagem de língua inglesa e uso de mídias sociais no Projeto Casas de Cultura no Campus: gamification e letramento crítico
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201861.137-155Resumo
O objetivo do artigo é analisar como a perspectiva do Letramento Crítico (LC) juntamente com a gamificação das aulas impactam o desenvolvimento linguístico e na formação cidadã dos alunos de nível Intermediário 1 de língua inglesa do Projeto Casas de Cultura no Campus (CCC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O foco teórico está nas discussões de Lewison, Flint e Van Sluys (2002) e Janks (2012, 2013) sobre a perspectiva do letramento crítico, no uso de mídias sociais na sala de aula como discutido por Nunan (1999) e Prensky (2001) e nas características da gamificação discutidas por Kapp (2012) e Sheldon (2011). Para dar conta do objetivo, a pesquisa qualitativa escolhida foi a pesquisa-ação (TRIPP, 2005). Os resultados revelam o efeito positivo no desenvolvimento linguístico dos alunos com o uso de elementos da gamificação e da perspectiva do LC. Resultados ainda revelam que o uso das mídias sociais contribuiu significativamente no processo de formação cidadã dos alunos.