A língua como "tesouro" versus a resposta ativa do sujeito: o discurso da mídia impressa sobre a reforma ortográfica e implicações para o ensino de línguas
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.200842.87-104Resumo
O presente trabalho defende a ideia de
que a profusão de artigos de jornais e revistas
brasileiros sobre a reforma ortográfica da língua
portuguesa em processo de implantação responde
a objetivos de instâncias de poder que determinam
a língua considerada legítima, apresentando
argumentos que vão repercutir na visão de língua
do senso comum, nas práticas de formação docente
e no ensino da língua portuguesa. Contrapondo-se
a essas instâncias de poder, uma perspectiva de
resposta ativa (BAKHTINE*/VOLOSCHINOV, 1977;
BAKHTINE, 1975; BAKHTIN, 2003) do sujeito pode
apontar caminhos para o trabalho efetuado com a
língua em diversos contextos de ensino.
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Publicado
2019-02-25
Como Citar
ZOZZOLI, Rita Maria Diniz. A língua como "tesouro" versus a resposta ativa do sujeito: o discurso da mídia impressa sobre a reforma ortográfica e implicações para o ensino de línguas. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 42, p. 87–104, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.200842.87-104. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7156. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo