Ateliê de crônicas & portifólio

Autores

  • Maria Inez Matoso Silveira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.200842.237-249

Resumo

Este trabalho aborda a questão da leitura e produção de textos nas atividades didáticas escolares e acadêmicas para desenvolver no aluno a habilidade e o gosto da escrita. Nesse sentido, a autora vem desenvolvendo uma experiência de ensino - uma oficina ou ateliê - em que utiliza, como motivação inicial para a escrita, a leitura e apreciação de exemplares de um gênero textual de produção muito fértil no Brasil, com presença constante na mídia impressa e eletrônica: as crônicas. Neste artigo, a autora discute, fundamenta e sistematiza a citada experiência de ensino, cuja racionalidade baseia-se na teoria de gêneros textuais, tendo como uma das formas de avaliação a organização de um portifólio por parte dos alunos, onde eles registram as aulas e colecionam os textos lidos, produzidos e submetidos à reescrita, quando necessário.

 

DOI: 10.28998/0103-6858.2008v2n42p237-249

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-25

Como Citar

SILVEIRA, Maria Inez Matoso. Ateliê de crônicas & portifólio. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 42, p. 237–249, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.200842.237-249. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7162. Acesso em: 19 dez. 2024.