Using Whatsapp to develop L2 oral production

Authors

  • Janaina Weissheimer
  • Vaneska Caldas
  • Fábio Marques

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201860.21-38

Abstract

Este estudo tem como objetivo investigar como o WhatsApp influencia o desenvolvimento da precisão gramatical na produção oral e avaliar o impacto do feedback baseado em gramática versus feedback baseado em conteúdo através do referido aplicativo para melhorar a produção oral. Para responder às nossas questões de pesquisa - Como a WhatsApp influencia o desenvolvimento da precisão gramatical na produção oral? Qual é o impacto do feedback baseado em gramática e feedback baseado em conteúdo através do WhatsApp no desenvolvimento da produção oral? -, vinte e sete alunos de inglês como L2 foram divididos em um grupo experimental e um grupo de controle. Ambos os grupos foram expostos a atividades usando o WhatsApp. No entanto, o grupo de controle recebeu feedback baseado em conteúdo, enquanto o grupo experimental recebeu feedback baseado em gramática. Através de um pré e pós-teste, verificamos se esse diferencial de feedback influenciou o desenvolvimento oral dos participantes. Os resultados indicam que o uso do WhatsApp como ferramenta para praticar a habilidade oral pode ter um impacto positivo no desenvolvimento da precisão gramatical na produção oral dos alunos. Além disso, os achados sugerem que o feedback baseado em gramática pode ser mais eficaz do que o feedback baseado em conteúdo, no que diz respeito à produção oral de L2.

 

DOI: www.dx.doi.org/10.28998/2317-9945.2018v1n60p21-38

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

2018-07-09

How to Cite

WEISSHEIMER, Janaina; CALDAS, Vaneska; MARQUES, Fábio. Using Whatsapp to develop L2 oral production. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 60, p. 21–38, 2018. DOI: 10.28998/2317-9945.201860.21-38. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/4208. Acesso em: 19 dec. 2024.