A mediação docente na roda de leitura: ensinando a ler para compreender
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202066.271-284Resumen
Quando a professora conta histórias para as crianças na Educação Infantil, ela as desperta para a atividade da leitura e ensina um modo de ler e compreender. O presente estudo teve como objetivo investigar a mediação de uma professora que foi facilitadora da compreensão de textos literários por alunos dessa modalidade da educação, em situações de rodas de leitura. Participaram do estudo 20 alunos de uma turma do último ano de um Centro de Referência em Educação Infantil, e a professora da turma. Para isso, foram realizadas oito videografias dos momentos de roda de leitura, das situações de contação e reconto de textos literários. A análise da mediação docente foi desenvolvida a partir dos seguintes elementos, levantados com base na literatura da área: (a) estratégias utilizadas que favoreceram o engajamento dos alunos; (b) se os textos foram objeto de discussões ativas; (c) se os aspectos literários foram destacados; (d) se os locutores presentes foram considerados. Os resultados obtidos demonstraram diferentes estratégias utilizadas pela docente que favoreceram a compreensão, quais sejam: mostrar as imagens do livro, mudar o tom de voz dos personagens, fazer perguntas, sugerir o complemento de sentenças e palavras, utilizar onomatopeias e gestos, utilizar expressões faciais, enfatizar palavras.