Texto como discurso: leitura de uma crônica

Autores/as

  • Graciele Hilda Welter Instituto Federal Farroupilha- IFFar Campus Santa Rosa -RS
  • Sandra Mariani Batista Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Santo Ângelo - RS

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202168.95-106

Resumen

Este trabalho propõe a análise de um texto como discurso. Desta forma tem por objetivo: analisar, sob o viés da semiolinguística, proposta por Patrick Charaudeau (2007, 2008, 2012), os aspectos discursivos de uma crônica do jornal Zero Hora. Isso, porque pensar a leitura como processo discursivo requer compreender quem são os sujeitos da enunciação. Também, implica entender o discurso como ato de comunicação que possui uma intencionalidade, porque os sujeitos da linguagem são regulados por um contrato de comunicação, realizado em uma dada situação comunicativa. Nesse sentido, é necessário caracterizar o texto como discurso veiculado pela mídia e compreender o processo de construção dos sentidos. A análise revelou que entremeada no fio discursivo, verificamos a constituição do sentido do texto, considerando a presença dos responsáveis pelo ato de linguagem interenunciativo, o contrato de comunicação e as instâncias da produção e da recepção do discurso.  E, também, compreendemos que a crônica aborda com maestria um tema atual  e faz uso de estratégias que constituem o discurso de forma a tornar o leitor,   um cúmplice do processo de comunicação.

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Biografía del autor/a

Graciele Hilda Welter, Instituto Federal Farroupilha- IFFar Campus Santa Rosa -RS

Letras - Linguística.

Sandra Mariani Batista, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Santo Ângelo - RS

Letras - Linguística.

Publicado

2021-04-24

Cómo citar

WELTER, Graciele Hilda; BATISTA, Sandra Mariani. Texto como discurso: leitura de uma crônica. Revista Leitura, [S. l.], n. 68, p. 95–106, 2021. DOI: 10.28998/2317-9945.202168.95-106. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10801. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Estudos Linguísticos