Os desafios docentes no ensino de leitura em turmas de 5º anos do Ensino Fundamental

Autores/as

  • Poliana Bernabé Leonardeli Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)
  • Lorrayne Lucas dos Santos Alvarenga Faceli
  • Maria Eduarda Rocha da Silva Faceli

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202170.2-16

Resumen

 O objetivo deste trabalho é analisar as dificuldades no trabalho com o eixo leitura e escuta na escola nos 5º anos, em uma instituição pública e outra privada de Ensino Fundamental. Para atingir o resultado foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório. O método utilizado para coleta de dados foi a aplicação de uma entrevista a docentes com o intuito de comparar quais as dificuldades encontradas no que diz respeito à formação leitora em ambas as instituições pesquisadas. Ao final da pesquisa foi constatado que os desafios que os professores encontram no processo de estímulo à formação leitora são, a destacar: a carência de recursos em acervos, problemas na organização de bibliotecas e ausência de interesse por parte dos alunos devido à falta de incentivo de leitura em casa, sendo que esses problemas são mais aprofundados na escola pública.

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Biografía del autor/a

Poliana Bernabé Leonardeli, Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)

Atua como professor titular na Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), onde ministra conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura e Ensino de Língua Materna.

Lorrayne Lucas dos Santos Alvarenga, Faceli

Graduada em Pedagogia na Faceli

Maria Eduarda Rocha da Silva, Faceli

Graduada em Pedagogia pela Faceli

Publicado

2021-07-14

Cómo citar

LEONARDELI, Poliana Bernabé; ALVARENGA, Lorrayne Lucas dos Santos; DA SILVA, Maria Eduarda Rocha. Os desafios docentes no ensino de leitura em turmas de 5º anos do Ensino Fundamental. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 70, p. 2–16, 2021. DOI: 10.28998/2317-9945.202170.2-16. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11124. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Estudos Linguísticos