Alto rendimento e/ou superação? Os sentidos de jogos e atletas paralímpicos no/pelo jornal Folha de S. Paulo

Autores/as

  • Clevisvaldo Lima Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202375.35-49

Resumen

Buscamos com esse trabalho, sob a perspectiva teórico-metodológica da análise de discurso materialista, e fundamentado em autores como Michel Pêcheux e Eni Orlandi, analisar o discurso sobre os atletas paralímpicos e sobre os Jogos  paralímpicos de verão a partir da cobertura desse evento pelo jornal Folha de S. Paulo, a fim de compreender o modo como as Paralimpíadas e os atletas paralímpicos são discursivizados no/por esse periódico. Para tanto, tomamos como corpus de análise as matérias da/na Folha acerca dos Jogos Paralímpicos de Atenas- 2004, Pequim-2008, Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020. A partir da análise dos recortes pudemos explicitar o modo como o discurso sobre os atletas paralímpicos e sobre as Paralimpíadas que circulam no/pelo jornal Folha de S.Paulo,  atravessados por um discurso econômico, (re)atualizam pré-construídos que significam os Jogos não como um evento esportivo de alto rendimento, mas como um evento de superação da deficiência. No/por esse modo de significação, os atletas paralímpicos não seria atletas de alta performance, mas exemplos exitosos de pessoas com deficiência que superaram, pelo esporte, as limitações impostas no/por seus corpos.

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Biografía del autor/a

Clevisvaldo Lima, Universidade Federal do Piauí

Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Membro do projeto de pesquisa Imagens da Cidade: Discurso e Produção de Conhecimento (LABEURB/UNICAMP/FAPESP).

Publicado

2023-04-28

Cómo citar

LIMA, Clevisvaldo. Alto rendimento e/ou superação? Os sentidos de jogos e atletas paralímpicos no/pelo jornal Folha de S. Paulo. Revista Leitura, [S. l.], n. 75, p. 35–49, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202375.35-49. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13715. Acesso em: 19 dic. 2024.