Estranhos caminhos: o grotesco em El Laberinto (1956), de Fernando Arrabal

Autores/as

  • Caroline Marzani Universidade Federal do Paraná
  • Rogério Caetano de Almeida Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202378.95-108

Resumen

Este artículo analiza imágenes de lo grotesco de autores como Chilvers (2001), Sodré & Paiva (2002), Moisés (2004) y Wolfgang Kayser (2013) en la obra El laberinto (1956), de Fernando Arrabal. Los elementos pertenecientes al universo de lo grotesco son: la espectacularización del horror, la escatología, la animalización, las situaciones absurdas, el voyeurismo, el sadismo, el autoritarismo, los dobles, la incapacidad de huida, el servilismo y el juicio injusto. Estos elementos de lo grotesco también tienen algunas reflexiones de Hannah Arendt (1999). El texto relacionó los temas de la obra con hechos centrados en la biografía del autor y en los conflictos del siglo XX, como la Guerra Civil Española y las Guerras Mundiales.

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Biografía del autor/a

Caroline Marzani, Universidade Federal do Paraná

Docente na disciplina de Arte na Rede Pública de Ensino do Paraná. Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2023), Mestrado em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017) e Especialização em Arte Mídia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014). Possui graduação em Licenciatura em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná (2010) e graduação emLetras Português pela UniversidadeTecnológica Federal do Paraná.

Rogério Caetano de Almeida, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor Doutor de Literatura Brasileira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), vinculado ao Departamento de Linguagem e Comunicação (DALIC). Especialização em Crítica Literária pela PUC-SP - (2002). Mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa DLCV/ FFLCH-USP como bolsista do CNPQ (2007). Doutor na área de Literatura Portuguesa pelo DLCV/ FFLCH-USP como bolsista CAPES (2012). Atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa "(Des)caminhos da modernidade ao contemporâneo: estudos em literatura e outras linguagens" e coordena o Grupo de Estudos "Estranho, Fantástico e Grotesco: da Modernidade ao Contemporâneo em Literatura e outras linguagens". Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da UTFPR. Desenvolve atividades de pesquisa em Poética; Estética da poesia; Relações do Cânone com o Grotesco e com o Absurdo; Relações entre o Fantástico, o Estranho, o Absurdo e o Grotesco; Intersecção entre poesia, narrativa e outras manifestações artísticas; Intermidialidade e Literatura Comparada. Prefere orientar trabalhos voltados para o estudo das relações entre poesia e outras linguagens. Trabalhou em escolas e universidades como professor dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior. Coordenou o subprojeto do PIBID Interdisciplinar, da UTFPR Curitiba (2014-2017). Foi membro titular do Conselho Editorial da Editora da UTFPR (2017-2019). Coordenou os subprojetos do PIBID de Letras Língua Portuguesa 2018-2019 e 2020-2021. Foi membro do Conselho do Campus Curitiba da UTFPR (2020-2022). Chefe Departamental (DALIC/UTFPR) em 2021 e 2022. Leciona disciplinas como: Fundamentos da Literatura; Teoria da Poesia; Teorias da Narrativa; Literatura Hispano-Americana; Literatura Comparada; Literatura e outras Linguagens; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa.

Publicado

2023-10-23

Cómo citar

MARZANI, Caroline; CAETANO DE ALMEIDA, Rogério. Estranhos caminhos: o grotesco em El Laberinto (1956), de Fernando Arrabal. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 78, p. 95–108, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202378.95-108. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/15598. Acesso em: 19 dic. 2024.