A contribuição do estudo dos sons para a aprendizagem da língua

Autores/as

  • Maria Helena Mira Mateus Faculdade de Letras de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201046.13-35

Resumen

O estudo da fonética e da fonologia
interessou desde muito cedo os linguistas,
tanto nos seus aspectos gerais como na sua
concretização numa língua particular. A partir do
estruturalismo, a linguística moderna estendeu
as suas análises por outros domínios como a
morfologia e a sintaxe. Nas últimas décadas, o
estudo dos sons conheceu um desenvolvimento
específico com a atenção dada à prosódia na
relação que possui com outros domínios da
língua. Neste artigo procuro apontar os aspectos
mais relevantes da fonética e da fonologia
do português quer para a aprendizagem da
ortografia, quer para a produção e compreensão
da língua falada, quer para a utilização da
prosódia apropriada às diversas circunstâncias
do discurso oral.

 

DOI: 10.28998/0103-6858.2010v2n46p13-35

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Publicado

2011-09-20

Cómo citar

MATEUS, Maria Helena Mira. A contribuição do estudo dos sons para a aprendizagem da língua. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 46, p. 13–35, 2011. DOI: 10.28998/2317-9945.201046.13-35. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/305. Acesso em: 26 dic. 2024.

Número

Sección

Estudos Linguísticos