O pictórico e o poético
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201657.168-194Resumen
O presente artigo tem como objetivo analisar o poema “Painel de Nuno Gonçalves”, de Jorge de Lima (1893-1953), cujo título já anuncia a fonte na qual o poeta teria se inspirado: os “Painéis de São Vicente de Fora ”
, atribuídos a Nuno Gonçalves e obra emblemática da arte portuguesa renascentista (1445). Sem o intuito de cotejar o trabalho plástico do mestre português com a escrita poética de Jorge de Lima, pretende-se examinar como, em seu processo imaginativo, o poeta transforma o espaço pictórico de Nuno Gonçalves em espaço mimético. Para alcançar tal efeito, Jorge de Lima produz imagens que contrariam as glórias da expansão portuguesa – centro articulador do políptico. Desse modo, uma vez que não se reduz a uma questão documental, o texto poético relaciona-se dialeticamente com o tempo e a história.
DOI: 10.28998/2317-9945.2016v2n57p168-194