Sociolinguística Educacional e Estudos de Letramento: uma investigação glotopolítica das habilidades sociolinguísticas da BNCC
Résumé
Com vistas a estabelecer uma aproximação dialógica entre a Sociolinguística Educacional e os Estudos de Letramento, o presente artigo apresenta um recorte de uma pesquisa doutoral em andamento, que utiliza ambas as bases teóricas para analisar a Base Nacional Comum Curricular (2017) como instrumento glotopolítico. O objetivo centra-se em verificar se as habilidades sociolinguísticas do documento contemplam os pressupostos básicos da Sociolinguística Educacional, como variação, norma linguística e preconceito linguístico. Para isso, serão revisitados autores como Camelo e Galli (2019), Galli (2015, 2021), Kleiman (2005) e Street (2014 [1995]), que enxergam o(s) letramento(s) como prática social, e os seguintes pesquisadores do âmbito da Sociolinguística Educacional: como Bagno (2014, 2007), Bortoni-Ricardo (2003, 2011, 2014) e Cyranka (2016). Como resultados preliminares, observou-se um baixo número de habilidades sociolinguísticas, uma concentração de tais habilidades no nono ano do ensino fundamental e uma predileção quanto ao uso de vocábulo que reverbera forte tendência à normatização (Autor, no prelo)
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