Os fios invisíveis que regem a condição de "aprendiz": uma análise dos enunciados legislativos

Auteurs-es

  • Janeide Araújo Melo Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Adriana Torres Universidade Federal de Pernambuco
  • Lavínia de Melo Ximenes Universidade Federal de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.28998/2317-9945.200740.145-164

Résumé

Este trabalho objetiva analisar os enunciados contidos nas legislações brasileiras referentes à regulamentação da condição de adolescentes "aprendizes". Procurou-se, através da Análise do Discurso, conhecer os significados dos enunciados legislativos. Através das formações discursivas e dos interdiscursos foi possível perceber os significados subjacentes aos enunciados, elaborados e reelaborados no processo histórico-social. Assim, pode-se ter uma visão menos idílica sobre os discursos "formais", uma vez que estes são permeados por significados, contradições e ideologias.

 

DOI: 10.28998/0103-6858.2007v2n40p145-164

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2019-03-01

Comment citer

MELO, Janeide Araújo; TORRES, Maria Adriana; XIMENES, Lavínia de Melo. Os fios invisíveis que regem a condição de "aprendiz": uma análise dos enunciados legislativos. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 40, p. 145–164, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.200740.145-164. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7220. Acesso em: 17 sept. 2024.