Processos de interdição e censura: Povos que não podem ser de dentro

Autori

  • Thomas Falconi Unisul
  • Nádia Neckel Unisul
  • Giovanna Benedetto Flores Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202377.49-62

Abstract

A partir de um gesto de análise do apagamento da obra Povo de Dentro, do artista Douglas Leoni, das paredes da Fundação Cultural de Brusque em setembro  de 2021, o objetivo deste ensaio é compreender como se dão os processos de interdição e censura das artes no avanço das práticas neoliberais que vão desenhando estados totalitários e excludentes que negam a arte, a educação a cultura e a ciência. Estados que criminalizam os ativismos e as artes que expõem as lutas de classe  e denunciam a violência do estado burguês. Desta forma, interessa os modos como os sentidos de “pichação” deslizam na imprensa, através da tensão entre o político e a ordem policial. Para isso, foram mobilizadas as noções de de arte inespecífica, de partilha do sensível, de discurso político na tensão com o chamado discurso de ódio, tomando como ancoragem  a Análise de Discurso franco-brasileira.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Thomas Falconi, Unisul

Mestrando em Ciências da Linguagem pela Unisul, pós-graduado em Tecnologia para Negócios: AI, Data Science e Big Data pela PUCRS. Graduado em Jornalismo e em Sistemas para internet.

Nádia Neckel, Unisul

 

 

Giovanna Benedetto Flores, Universidade Federal Fluminense

Pós-Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense. Jornalista, graduada pela Unisinos, Mestre em Ciências da Linguagem pela Unisul e Doutora em Linguística pela Unicamp. Fez Pós-Doutorado em Estudos Mediáticos/História da Imprensa na Universidade Fernando Pessoa, no Porto/Portugal. 

Pubblicato

2023-09-12

Come citare

FALCONI, Thomas; NECKEL, Nádia; BENEDETTO FLORES, Giovanna. Processos de interdição e censura: Povos que não podem ser de dentro. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 77, p. 49–62, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202377.49-62. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/14391. Acesso em: 19 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

Estudos Linguísticos