Um olhar pela ótica flâneur do narrador de “Mariposas do luxo”

Autori

  • Marcela Ansaloni de Azevedo Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ UERJ

Abstract

Este artigo propõe uma análise do conto As Mariposas do Luxo, de João do Rio (1881-1921) através do olhar de um narrador em movimento a experimentar um mundo novo, assustador e impressionante da cidade do Rio de Janeiro durante o período conhecido como Belle Époque carioca. À luz das teorias de Walter Benjamin sobre a modernidade e o flâneur como uma categoria de pensamento, exploraremos as relações humanas formadas em suas conexões com o ambiente externo, das ruas, fruto dessa nova percepção vivenciada pela sociedade da época. Assim, tendo a cidade como cenário, pretendemos flanar pelos ambientes urbanos de uma das ruas mais importantes da época, a do Ouvidor.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Marcela Ansaloni de Azevedo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ UERJ

Doutoranda em Literatura Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em que pesquisa a obra da escritora Maria Judite de Carvalho. Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada. Bolsista CAPES DS e PDSE, realizando estágio de doutoramento-sanduíche na Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Editora geral da revista Palimpsesto, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ

Riferimenti bibliografici

BAUDELAIRE, C. O Pintor da Vida Moderna. In: BAUDELAIRE, C. A modernidade de Baudelaire. Apresentação de Teixeira Coelho. Tradução de Suely Cassal. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. p. 159-221.

BENJAMIN, W. Baudelaire e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

CALADO, L. A belle époque nas crônicas de João do Rio: o olhar de um flâneur. Brazilian Studies Association – BRASA, 2008. Disponível em: http://www.brasa.org/_sitemason/files/i4kzFC/Calado%20Deplagne%20Luciana.pdf Acesso em 07 jul. 2017.

CHATAIGNIER, G. História da Moda no Brasil. São Paulo: Estação das letras e cores, 2010.

RIO, J. A Alma encantadora das ruas. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Dep. Geral de Doc. e Inf. Cultural, Divisão de Editoração, 1995.

SALLA, T, M. “O Desenrolar da Crônica no Brasil: História da Permeabilidade de um Gênero”. Quadrant, Montpellier, vol. 27, 2010, pp. 127-152.

WHITE, E. O flâneur: um passeio pelos paradoxos de Paris. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

Pubblicato

2024-12-14

Come citare

AZEVEDO, Marcela Ansaloni de. Um olhar pela ótica flâneur do narrador de “Mariposas do luxo” . Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 703–713, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17723. Acesso em: 19 dic. 2024.