Discurso e ideologia: um estudo de caso com dois professores de inglês da escola pública

Autori

  • Paula Telles da Costa Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201453.209-234

Abstract

O presente artigo tem por objetivo
estabelecer a relação entre os conceitos de
discurso e ideologia e demonstrar como a
ideologia se manifesta no discurso de dois
professores de inglês da escola pública. Os
conceitos de discurso e ideologia são examinados
a partir do aporte teórico proposto por Bakhtin e
o Círculo e os dados utilizados neste artigo estão
embasados nas entrevistas com dois professores
de inglês de uma escola pública estadual da
cidade de São Paulo. As ideologias presentes
no discurso dos professores evidenciam a não
realização na profissão. Por meio de seus dizeres,
os professores, mesmo fluentes no idioma, não
escolheram a profissão que exercem e não
acreditam que a escola pública seja o lugar onde
se aprende inglês.

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2014v1n53p209-234

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Pubblicato

2019-01-16

Come citare

FERNANDES, Paula Telles da Costa. Discurso e ideologia: um estudo de caso com dois professores de inglês da escola pública. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 53, p. 209–234, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.201453.209-234. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/6930. Acesso em: 19 dic. 2024.