A relação de afinidade entre brasileiros queer e língua inglesa: um discurso político e pedagógico

Autores

  • Davi Pereira dos Santos Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE)
  • João Batista Martins de Morais Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202480.20-44

Resumo

O presente artigo objetiva investigar se existe uma relação entre língua inglesa e pessoas LGBTQIA+ brasileiras e qual poderia ser sua caus e possíveis efeitos. Utilizando como fundamentação, textos como os de Louro (1997), Santos (2019), Silva (2023) e Miskolci (2017; 2023) apresentamos uma discussão que envolve aspectos socioculturais, políticos e educacionais, por exemplo: como a língua inglesa pode interferir em questões de identificação e representatividade para as pessoas queer; mecanismos/agentes que promovem a língua inglesa; a importância das chamadas “divas do pop”; e a necessidade de refletir sobre o ambiente escolar enquanto espaço de contato entre diferentes pessoas de diferentes sexualidades e gênero, afetando diretamente a todos que ali circulam. Para tal, além do percurso teórico citado, realizamos uma pesquisa de campo com base no modo quanti-qualitativo por meio de um formulário, via Google Forms, contendo um questionário direcionado para pessoas de 17 a 30 anos que visava coletar suas percepções acerca de quesitos centrados em língua inglesa e sexualidade e, graças a este, obtivemos resultados que se aproximam de nossas hipóteses sobre o tema, atestando, principalmente, a grande influência da música para a relação analisada.

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Biografia do Autor

Davi Pereira dos Santos, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE)

Graduado em Letras de línguas portuguesa e inglesa pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). https://orcid.org/0000-0003-1412-5130

João Batista Martins de Morais, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE

Professor adjunto na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE. Licenciado em Letras (língua portuguesa e língua inglesa) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Mestre em Teoria da Literatura pela mesma instituição (2007). Doutor em Letras pela UFPB (2014). Tradutor e revisor, com experiência na área de Letras com foco no ensino de língua e literatura inglesa.  

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Publicado

2024-04-20

Como Citar

PEREIRA DOS SANTOS, Davi; BATISTA MARTINS DE MORAIS, João. A relação de afinidade entre brasileiros queer e língua inglesa: um discurso político e pedagógico. Revista Leitura, [S. l.], n. 80, p. 20–44, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202480.20-44. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/15872. Acesso em: 14 ago. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos