Turismo, espaço, patrimônio e representações sociais da Lapa-PR, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V8.N1.A4129pp.122-1414129Palavras-chave:
Turismo, Espaço, Representação social, Bens patrimoniais.Resumo
RESUMO
Este artigo tem como objetivo apresentar o município da Lapa (Paraná, Brasil) e como diferentes atores sociais percebiam o fenômeno turístico no município e o espaço urbano onde estavam inseridos os bens patrimoniais históricos tombados. Ao estudo teórico foi somada uma pesquisa empírica realizada no ano de 2011, de caráter qualitativa com realização de entrevistas e aplicação de questionário. Os resultados da pesquisa apontaram para a compreensão de que o fenômeno turístico estava sendo percebido através de diferentes representações, onde o Teatro São João e a Igreja Matriz (atrativos turísticos do município) poderiam ser considerados símbolos da cidade, ancorados nas expressões da história que esses bens representavam e que despertavam sentimentos e emoções nos variados atores sociais que se relacionavam nesse espaço urbano.
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