Turismo, espaço, patrimônio e representações sociais da Lapa-PR, Brasil

Autores

  • Silvana do Rocio de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Miguel Bahl Universidade Federal do Paraná
  • Sandra Dalila Corbari Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Turismo, Espaço, Representação social, Bens patrimoniais.

Resumo

RESUMO

Este artigo tem como objetivo apresentar o município da Lapa  (Paraná, Brasil) e como diferentes atores sociais percebiam o fenômeno turístico no município e o espaço urbano onde estavam inseridos os bens patrimoniais históricos tombados. Ao estudo teórico foi somada uma pesquisa empírica realizada no ano de 2011,  de caráter qualitativa com realização de entrevistas e aplicação de questionário. Os resultados da pesquisa apontaram para a compreensão de que o fenômeno turístico estava sendo percebido através de diferentes representações, onde o Teatro São João e a Igreja Matriz (atrativos turísticos do município) poderiam ser considerados símbolos da cidade, ancorados nas expressões da história que esses bens representavam e que despertavam sentimentos e emoções nos variados atores sociais que se relacionavam nesse espaço urbano.

 

 

Biografia do Autor

Silvana do Rocio de Souza, Universidade Federal do Paraná

Professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná, atuando no curso de Bacharelado em Turismo e no Programa de Pós Graduação em Turismo.

Miguel Bahl, Universidade Federal do Paraná

Professor Titular do Departamento de Turismo da UFPR, atuando no curso de Bacharel em Turismo e no Programa de Pós Graduação em Turismo da UFPR.

Downloads

Publicado

2018-05-14

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.