Turismo, espaço, patrimônio e representações sociais da Lapa-PR, Brasil

Autores/as

  • Silvana do Rocio de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Miguel Bahl Universidade Federal do Paraná
  • Sandra Dalila Corbari Universidade Federal do Paraná

Palabras clave:

Turismo, Espaço, Representação social, Bens patrimoniais.

Resumen

RESUMO

Este artigo tem como objetivo apresentar o município da Lapa  (Paraná, Brasil) e como diferentes atores sociais percebiam o fenômeno turístico no município e o espaço urbano onde estavam inseridos os bens patrimoniais históricos tombados. Ao estudo teórico foi somada uma pesquisa empírica realizada no ano de 2011,  de caráter qualitativa com realização de entrevistas e aplicação de questionário. Os resultados da pesquisa apontaram para a compreensão de que o fenômeno turístico estava sendo percebido através de diferentes representações, onde o Teatro São João e a Igreja Matriz (atrativos turísticos do município) poderiam ser considerados símbolos da cidade, ancorados nas expressões da história que esses bens representavam e que despertavam sentimentos e emoções nos variados atores sociais que se relacionavam nesse espaço urbano.

 

 

Biografía del autor/a

Silvana do Rocio de Souza, Universidade Federal do Paraná

Professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná, atuando no curso de Bacharelado em Turismo e no Programa de Pós Graduação em Turismo.

Miguel Bahl, Universidade Federal do Paraná

Professor Titular do Departamento de Turismo da UFPR, atuando no curso de Bacharel em Turismo e no Programa de Pós Graduação em Turismo da UFPR.

Publicado

2018-05-14

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.