O estatuto científico da Museologia e sua relação com o Turismo pelos estudos de público de museus

Autores

  • Luciana Ferreira da Costa Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Museologia, Estudos de público de museus, Turismo, Patrimônio.

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever as relações interdisciplinares entre a área da Museologia e a área do Turismo, através dos estudos de público de museus. Diante da evolução histórico-epistemológica da Museologia, enquanto disciplina científica e seu processo formativo-profissional, o artigo discute a atividade turística relacionada ao campo dos estudos de público de museus em observância à conexão realizada pelos museus entre o patrimônio cultural da humanidade e o seu público, especialmente, no caso, os visitantes turistas. Aborda, nessa conexão, novos paradigmas relacionados à cibercultura e à cultura de massa e sua influência sobre os espaços museológicos, a atividade turística, o patrimônio cultural e o seu conhecimento científico. Conclui que a realização dos estudos de público de museus de forma interdisciplinar entre a Museologia e o Turismo traz avanços não só para a ampliação do conhecimento sobre a formação profissional e para a pesquisa e o desenvolvimento destas áreas, contudo, para além, traz avanços sociais para preservação, valorização e reconhecimento da identidade, da memória social, da história e do patrimônio cultural da humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Ferreira da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Évora, Portugal. Professora da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

12-09-2018

Como Citar

Costa, L. F. da. (2018). O estatuto científico da Museologia e sua relação com o Turismo pelos estudos de público de museus. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 8, 69–95. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/5326

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>